Playstation   Xbox   Retro   Nintendo   Mobile   Pc

Sonic: O Filme: veja 31 referências e easter eggs aos jogos do ouriço

Live-action com Ben Schwartz, James Marsden e Jim Carrey está recheada de detalhes dos games do herói da Sega

Por Jessica Pinheiro e Arthur Eloi 14.02.2020 16H00

Este artigo pode conter alguns spoilers da trama e de elementos que estão ou não no filme. Prossiga com a leitura por sua conta e risco!

Sonic: O Filme está recheado de referências e easter eggs. Alguns podem parecer até obscuros demais e, dada a quantidade que aparece ao longo do filme, talvez seja necessário assisti a adaptação live-action mais de uma vez para pegar todas.

Existem ainda aquelas referências que certamente vão fazer com que os fãs suspeitem e pensem “será que isso foi inspirado naquilo?”. De toda forma, para ajudar você a pegar (ou ainda entender) todos esses detalhes, preparamos uma lista. Abaixo, você confere todas as referências aos jogos de Sonic the Hedgehog que conseguimos captar em Sonic: O Filme. Confere só:

Sonic Mania

Logo no início do filme, o ouriço azul é mostrado percorrendo um familiar cenário verdejante e cheio de loopings ao som da música tema de abertura de Sonic Mania. Confira a canção logo acima!

Tribo de equidnas

Também no início do filme, após Sonic se encontrar com sua mãe de criação, Garra-Longa, ele percebe que foi seguido por criaturas mascaradas, que atacam o ouriço e a coruja. Os seres lembram bastante a tribo perdida de equidnas nos jogos, que são abordados tanto nos quadrinhos da Archie Comics quanto em algumas das séries animadas, e especialmente em Sonic Adventure.

Loopings em Green Hill/Emerald Hill/Palmtree Panic

O trecho inicial do filme mostra Sonic ainda em seu mundo de origem e ele percorre o que parece ser um cenário verdejante, cheio de palmeiras e loopings.

Local pode ser tanto Green Hill, Emerald Hill ou Palmtree Panic, que são as primeiras fases de Sonic the Hedgehog, Sonic the Hedgehog 2 e Sonic CD, respectivamente.

Anéis de teletransporte

Os anéis mágicos que Garra-Longa entrega a Sonic não parecem serem as mesmas que o ouriço coleta nos jogos. Estas argolas são, na verdade, as de teletransporte que aparecem ao final das fases de Sonic the Hedgehog (1991) e Sonic CD.

Também é possível encontrar anéis de teletransporte escondidos nas fases de Sonic the Hedgehog 3 & Knuckles. Independente do game, estas argolas maiores e mais poderosas teleportam Sonic para as dimensões de bonus stage, onde ele pode coletar as lendárias Esmeraldas do Caos.

No live-action, porém, elas teletransportam Sonic para diferentes mundos e para outros locais do planeta Terra.

Caindo em outro mundo

Não é exatamente a primeira vez que Sonic é enviado para o planeta Terra. No anime Sonic X, o ouriço e seus amigos são transportados para o nosso mundo. Na animação, eles também se tornam amigos de humanos, da mesma forma que no filme.

Green Hills

Na Terra, Sonic aterrissa na pacata cidade de Green Hills, que claramente é uma alusão a primeira fase do primeiro game do ouriço.

Mushroom Hill

Felizmente, Sonic tem um plano B. Caso ele seja descoberto pelos humanos e precise fugir para outro mundo, sua alternativa seria a Cogumelolândia (que na versão original, seria Mushroom Hill). Esta é a primeira fase de Sonic & Knuckles.

Sonic Drift

A cama onde Sonic dorme em sua caverna/seu quarto tem o formato de um carro de corridas, bem parecido com o veículo que o ouriço azul usa na capa de Sonic Drift. Além da semelhança, o transporte é uma clara referência a outros jogos de corrida da franquia (Sonic & All-Stars Racing Transformed, Sonic & Sega All-Stars Racing e Team Sonic Racing).

Música tema de Dr. Robotnik

Na cena em que Sonic e Tom são perseguidos por um dos carros-robôs do Dr. Robotnik, a canção orquestrada ao fundo possui “motivos” (segmentos musicais recorrentes) bastante similares aos da música tema do vilão nos jogos do ouriço.

Hill Top

Em sua caverna, Sonic  usa uma placa onde está escrito “Hill Top Road” como se fosse uma mesa de ping pong. O nome escrito é uma referência a fase Hill Top de Sonic the Hedgehog 2.

Emblema com asas

Quando Sonic está treinando com os nunchaku em sua caverna, a faixa branca em sua cabeça tem o símbolo do emblema de asas, o mesmo em que ele aparece nas telas de título de seus jogos.

G.U.N.?

Os militares que aparecem em Sonic: O Filme não fazem parte de nenhum grupo específico (ou pelo menos isso não é mostrado ou dito claramente ao longo da adaptação).

Todavia, as forças armadas podem ser uma alusão ao G.U.N., sigla para Guardian Units of Nations (ou Guardiões das Nações Unidas).

Este grupo militar mundial apareceu pela primeira vez em Sonic Adventure 2, mas é vista com recorrência em outros jogos e séries do ouriço azul.

Veículos do Dr. Robotnik

Ao longo do filme, vemos diversas das criações do personagem interpretado por Jim Carrey. Alguns de seus robôs têm designs parecidos com veículos já vistos em jogos de Sonic, como é o caso do Egg Mobile-D (ou Drill Eggman) que é o primeiro chefe de Sonic the Hedgehog 2; e do Egg Hawk que também é um chefe, só que em Sonic Heroes.

Chili Dogs

Quando Sonic e Tom chegam ao bar onde está acontecendo uma aparente reunião de motoclubes, o ouriço se alimenta de Chili Dogs. Esta comida aparece nos quadrinhos, séries animadas e até mesmo em alguns jogos (Sonic and the Black Knight e Sonic Generations), e é a favorita do Borrão Azul.

Tênis vermelhos

O par de tênis vermelhos é uma marca registrada do visual de Sonic. O adereço foi inspirado em Michael Jackson para ajudar no visual descolado do Borrão Azul.

No início do filme, ainda bebê, Sonic já aparece com seus sapatinhos vermelhos, mas acaba crescendo e é obrigado a calçar outro modelo. No decorrer do filme, no entanto, o ouriço ganha um novo par de tênis vermelhos.

“Eggman”

Eggman ou Dr. Ivo Robotnik? O principal vilão da franquia Sonic primeiramente (nos jogos clássicos) era chamado apenas de Robotnik e a partir de Sonic Adventure, foi adotado o apelido de Eggman.

No filme, por sua vez, há uma interessante e orgânica transição de um nome para outro: após estabelecer que seu nome real é Dr. Ivo Robotnik, Sonic passa a chamá-lo de Eggman para: 1) fazer alusão às criações do maléfico cientista, já que seus robôs lembram ovos; e 2) obviamente provocar o vilão.

“Borrão Azul”

Além de “Demônio Azul”, Sonic também é referenciado vez ou outra como “Borrão Azul” no filme, um apelido clássico que faz alusão ao fato de ser impossível vê-lo com clareza quando em alta velocidade.

Música de Green Hill Zone

Nos momentos finais do filme, uma versão em piano de Green Hill Zone é tocada.

Badniks

Quando o Dr. Robotnik/Eggman está fazendo experimentos com o espinho de Sonic e seu laboratório móvel sofre um blecaute, o quadro de energia elétrica tem um botão escrito “Badniks”. 

O nome faz referência aos robôs criados pelo vilão. Nos jogos, as criações menores que Sonic geralmente derrota ao longo das fases, são chamados de Badniks.

Sonic barrigudinho

O Sonic bebê que aparece no início do filme pode ser uma referência ao Classic Sonic - mais conhecido como "Sonic barrigudinho".

Em Sonic Generations, há um crossover entre o ouriço clássico e o Modern Sonic (apresentado de Sonic Adventure em diante).

O ouriço moderno seria o Sonic adolescente, que aparece no filme.

Spin Attack, Spin Dash, Spin Jump e Sliding Attack

Ao longo do filme, os fãs vão reconhecer várias habilidades retiradas dos jogos. O Spin Attack é quando Sonic assume a forma de uma bola e gira; o Spin Dash é a concentração de velocidade; o Spin Jump é o momento em que o ouriço assume o formato de bola e se arremessa em vários robôs para atacá-los (em sequência ou não). O Sliding Attack por sua vez é o deslize que Sonic faz no chão para desviar de obstáculos (habilidade apresentada em Shadow the Hedgehog).

Perdendo anéis

Em determinado momento, quando Sonic é atingido por um dos robôs de Eggman, todos os anéis de teletransporte se espalham pelo chão, em alusão ao fato de que quando o ouriço leva dano nos games, ele perde todas as argolas acumuladas.

“Sanic”

O protagonista apresenta os personagens de Green Hills, e um dos mais peculiares é Crazy Carl. O senhor vira piada da cidade por acreditar na existência de um “Demônio Azul”, que ele vê correndo pelas florestas. Ao denunciar na delegacia, Carl mostra um desenho rápido da criatura… que nada mais é do Sanic, a versão bizarra do personagem que surgiu como meme na internet. É o mais próximo do Sonic Feio que o filme chega.

Ladeira de São Francisco

A primeira fase de Sonic Adventure 2 se passa em São Francisco e conta, inclusive, com um famoso segmento em que o ouriço desce as ladeiras da cidade enquanto está sendo perseguido por um caminhão.

No filme, Sonic é perseguido por um dos veículos de Dr. Robotnik e percorre as ruas e as ladeiras de São Francisco, fazendo referência ao clássico game de Dreamcast.

Ao redor do mundo

Para tentar despistar o vilão, Sonic usa algumas de suas argolas mágicas para se teletransportar para diferentes regiões do planeta. Ele passa pelas pirâmides do Egito e percorre a Grande Muralha da China, o que pode ser uma referência a Sonic Unleashed.

Neste game o Borrão Azul passa por diferentes lugares do planeta Terra. Apesar destas regiões terem nomes diferentes, os cenários são bastante semelhantes aos equivalentes de nosso mundo.

Para exemplificar, a fase Chun-nan possui é inspirada na China e possui inclusive uma parte chamada Dragon Road (Estrada do Dragão) que é uma referência à Grande Muralha. Por sua vez, a fase Shamar é inspirada no Oriente Médio e possui desertos áridos e partes que se assemelham a Petra, em Jordânia.

“Gotta Go Fast!”

A frase “gotta go fast” (ou “preciso me apressar!”, em tradução livre) é consolidada na franquia Sonic, sendo uma frase clássica (e, claro, um meme). Também é o nome da abertura em inglês de Sonic X.

No filme, a frase é dita por Sonic quando ele acorda após ter desmaiado e também pela garotinha Jojo.

Dança da vitória

Nos jogos de Sonic, o herói sempre performa uma dança da vitória após passar cada uma das fases. No filme não é diferente: o ouriço celebra da mesma forma.

DeverexDrawer/Reprodução

Impaciente

Sonic é uma figura de atitude que não gosta de esperar. Rápido como apenas ele consegue ser, o ouriço costuma se mostrar impaciente diante de lentidão ou quando o fazem esperar. Em alguns dos jogos, se o jogador não mover Sonic ele começa a bater o pé no chão e até mesmo olha um relógio imaginário em seu pulso, em sinal de que está impaciente. 

Em Sonic CD, por sua vez, se o jogador não mover o herói por 1 minuto, Sonic simplesmente diz “I’m outta here!” e sai de cena, acionando um “Game Over!” na tela.

Já no filme, Sonic bate o pé no chão quando o Dr. Robotnik o cerca de mísseis. Afinal, ele é muito mais rápido do que qualquer coisa, viva ou não.

Agente Stone

Apesar de nos jogos mais recentes o Dr. Eggman não ter nenhum capanga, nos quadrinhos e nas animações mais antigas (como Adventures of Sonic the Hedgehog, por exemplo), o vilão tem fiéis escudeiros. No filme, temos o agente Stone, que é claramente inspirado nos fiéis seguidores (Scratch, Grounder, Snively, e tantos outros), da fase clássica do cientista maligno.

Mega Drive

Nos momentos finais da aventura, quando Sonic é recebido por Tom e sua esposa, Maddie Wachowski e ganha até seu próprio quarto, é possível ver bem de canto que o ouriço tem um Mega Drive. Resta só imaginar como seria o videogame da SEGA sem seu mascote mais popular.

Tails

A raposa de duas caudas aparece na segunda cena pós-créditos. Miles “Tails” Prower apareceu pela primeira vez em Sonic the Hedgehog 2 e é o melhor amigo do ouriço nos games, sempre acompanhando-o em todos os lugares. No filme, o ajudante de Sonic parece ter sido transportado para o nosso mundo e está, ao que tudo indica, procurando por seu velho amigo.