Tech   Social

Instagram terá novo app de mensagem para Melhores Amigos

Aplicativo terá câmera embutida, nova caixa de entrada e compartilhamento de status

Por Rafael Romer 03.10.2019 16H54

O Instagram apresentou nesta quinta-feira (03) um novo aplicativo apelidado de Threads, focado no envio de mensagens para contatos que que estão nas listas de Melhores Amigos do app de fotos.

O objetivo do novo app é facilitar o contato entre melhores amigos dentro do Instagram, permitindo o compartilhamento rápido de imagens, textos, vídeos e outras informações sensíveis – como sua localização e status – entre contatos próximos.

Um dos recursos centrais do Threads é sua câmera, que permite o compartilhamento rápido de fotos, usando um sistema de atalhos deslizáveis que agiliza a busca por contatos. Há também uma caixa de entrada de mensagens similar ao Direct, mas incluindo apenas os amigos próximos do usuário.

Divulgação/Facebook

Por fim, uma página de status permite que usuários mostrem aos amigos próximos o que estão fazendo naquele momento através de textos e emojis. O usuário tem a opção de tanto customizar seus próprios status como a de utilizar o "auto status", uma ferramenta que atualiza automaticamente o status com informações como "em casa" e "no trabalho" conforme o contexto em que o usuário se encontra.

"O Status automático não compartilhará sua localização precisa com seus amigos e, quando o Threads envia informações de localização ao nosso servidor para procurar locais, elas não são armazenadas lá - essas informações são armazenadas apenas no seu dispositivo por um tempo limitado. Também serão excluídas se você remover os Threads", informou o Instagram sobre a função em um post sobre a privacidade do sistema.

Apesar de independente, o aplicativo Threads não substitui o Direct, mas é mais uma resposta do Facebook ao Snapchat que se mantém popular entre jovens por conta da facilidade com a qual permite a comunicação ágil e visual entre amigos, usando fotos e vídeos curtos.

Desde 2017, a empresa trabalhava em um aplicativo separado para mensagens no Instagram, que funcionaria como uma espécie de spin-off do Direct. Boa parte dos usuários que testaram o app, no entanto, se aborreceram com a ideia de terem que trocar de app para navegar entre o Instagram e o Direct toda hora – o que levou o Facebook a cancelar esses planos e adotar a ideia do Threads.

O Threads começará a ser disponibilizado para usuários nesta quinta-feira (03), para as versões iOS e Android do aplicativo.