Xbox   Playstation   Pc   Social

GTA 5 tem culto bizarro que quer abrir filial no Brasil

Rockstar previu ascensão do negacionismo por aqui?

Por Diego Lima 10.02.2022 19H28

GTA 5 esconde muitos segredos. Alguns são extremamente bem guardados e exigem certa dedicação até que os encontremos. Outros são bem simples de achar.

Entre roubos e assassinatos no jogo da Rockstar, há quem goste de vagar pela cidade apenas observando (ou atirando em) tudo o que há no horizonte.

Contudo, tal qual na vida real, o mundo físico já não é a única realidade existente. Então, é recomendável que você use o celular de vez em quando. Ali, é possível encontrar curiosidades bem aleatórias e fascinantes.

O chamado Programa Epsilon, por exemplo, é uma espécie de sátira da cientologia, culto que surgiu nos Estados Unidos nos anos 1950.

Fundamentado por 12 mandamentos que os fiéis precisam seguir à risca, o Programa Epsilon é absurdamente bizarro, como você pode conferir abaixo.

"Todo mundo é parente de todo mundo, exceto pelos ruivos", "o mundo tem 157 anos", "o esperma não existe"... Essas são apenas algumas das crenças do grupo.

Navegando pelo site do Programa Epsilon, você pode até mesmo realizar um teste para saber sobre o nível de felicidade da sua vida. Pelo meu resultado, eu devo estar extremamente triste.

Inclusive, o formato do teste se assemelha muito ao formato dos testes aplicados em centros de cientologia na vida real. Uma vez (isso na vida real mesmo), topei fazer um desses em um prédio nos Estados Unidos... Mas era chato demais, fui embora.

Agora, o melhor de tudo é que o Programa Epsilon pretende, de acordo com a descrição encontrada em GTA 5, abrir uma filial em São Paulo. Sim, aqui no Brasil mesmo. Quem diria que GTA 5 iria prever a onda de negacionismo por aqui?!

Essa não é a única referência ao Brasil no jogo da Rockstar. Você também pode, por exemplo, encontrar um NPC que se diz espiritualmente brasileiro ou ver o Brasil como a terceira maior economia do mundo em um filme. Bom, quem sabe um dia?

As versões de PS5 e Xbox Series X|S se GTA 5 serão lançadas em 15 de março.