Social   Tech

Facebook perde US$ 35 bi em valor de mercado após escândalo de dados

Ex-funcionário da empresa de dados Cambridge Analytica revelou como informações privadas de usuários foram usadas durante eleições dos EUA

Por Rafael Romer 20.03.2018 13H52

Em meio a mais recente polêmica envolvendo o uso de dados privados de seus usuários, o Facebook perdeu o equivalente a US$ 35 bilhões em valor de mercado nesta segunda-feira (19) – o equivalente a 6% do valor total da empresa (via Fortune).

A queda livre das ações da companhia tem relação ao escândalo envolvendo a empresa de dados Cambridge Analytica, que teve seus métodos de manipulação de eleitores revelados durante o final de semana por um ex-funcionário.

Um dos responsáveis pela operação da Cambridge Analytica, Christopher Wylie afirmou ao The Guardian e ao The New York Times que a empresa explorava o Facebook para colher perfis de "milhões" de pessoas e montar "modelos para explorar o que sabíamos a respeito delas e mirar em seus demônios internos".

As informações privadas coletadas de 50 milhões de usuários do Facebook nos Estados Unidos eram então utilizadas pela campanha presidencial de Donald Trump para o envio de anúncios publicitários políticos. Os dados teriam sido colhidos pela Cambridge Analytica através do vazamento de informações de um estúdio acadêmico conduzido com usuários do Facebook.

Um dia antes da polêmica explodir, o Facebook baniu a empresa responsável pela Cambridge Analytica, a Strategic Communication Laboratories (SLC), de sua plataforma, acusando-a de violar sua política de privacidade.

Entre os nomes ligados à SLC está Steve Bannon, líder da companhia que foi assessor de Trump durante a campanha e assumiu a posição de conselheiro sênior e estrategista da Casa Branca até agosto do ano passado.

Apesar de ter cortado os laços com a SLC, o Facebook ainda sofre com a repercussão do caso e gerar reações de órgãos oficiais. Nesta segunda-feira (19), o parlamento europeu (via Reuters) para avaliar a gravidade do caso. O processo deve se repetir nos Estados Unidos.