Distanciamento social não é significa isolamento social. Apesar do período de quarentena que vivemos para enfrentar a pandemia de coronavírus causador da COVID-19, é importante manter o contato próximo com familiares e amigos para não minimizar o impacto dessa distância na nossa saúde mental.

Para isso, a tecnologia e a internet têm sido ferramentas poderosas de combate ao isolamento, conectando pessoas através de aplicativos de mensagens, videochamadas e redes sociais.

Alguns aplicativos e serviços, no entanto, vão além, oferecendo opções de entretenimento para usuários e seus contatos sem a necessidade de sair de casa ou encontrar outras pessoas fisicamente. Confira abaixo nossa lista com algumas destas opções de diversão:

Netflix Party

Não é nenhum segredo que serviços de streaming têm sido umas das principais opções de entretenimento durante o período de quarentena. Ainda assim, assistir a um filme ou série é sempre mais divertido com amigos.

Usando o plug in Netflix Party, usuários podem assistir aos conteúdos da Netflix de forma sincronizada – incluindo um chat para comentários em tempo real.

Para usá-lo, basta que todos os participantes instalem o plug in do serviço no Google Chrome e entrem na mesma sessão.

Download:

Reprodução

Let's Gaze

Assim como o Netflix Party, Let's Gaze permite que pessoas assistam conteúdos de forma sincronizada, incluindo um chat para conversar em tempo real.

A vantagem do aplicativo é permitir o compartilhamento de vídeos do YouTube, o que significa um oferta maior de vídeos que vão além do catálogo da Netflix.

Reprodução

Gartic.io

Inspirado em jogos como Imagem e Ação, Gartic tem um objetivo bem simples: enquanto um jogador ilustra a palavra que aparece no app, os outros tentam adivinhá-la para pontuar.

É possível jogá-lo de forma anônima através do navegador ou de dispositivos móveis, com um grupo de estranhos, ou criar um sala reservada para amigos. O jogo está disponível em português brasileiro.

Download:

Reprodução

StopotS

Mais nostálgico que isso não fica: StopotS é uma versão virtual do clássico jogo de pepel e caneta Stop.

As regras são as mesmas: após entrar em um grupo, uma letra aleatória do alfabeto será escolhida, e jogadores devem listar palavras começando com aquela letra em diferentes categorias.

Ganha quem terminar primeiro e tiver mais respostas validadas. O jogo está disponível em português brasileiro e tem versões para navegador, iOS ou Android.

Download:

Reprodução

Houseparty

Um dos aplicativos que mais tem crescido por conta do estado de quarentena em que muitos se encontram, Houseparty permite que grupos de amigos se encontrem para festas – sem sair de casa, é claro.

Na prática, o app funciona como uma versão mais casual de apps de videochamadas como Hangouts e Zoom, mas também conta experiências compartilhadas, incluindo jogos e conexões com outros apps, que são ares de festa à videoligação.

Download:

Reprodução

The Wiki Game

Para quem está buscando uma alternativa de diversão que ajuda a exercitar o cérebro, The Wiki Game é uma ótima opção.

O objetivo é navegar a Wikipedia clicando em hyperlinks listados em verbetes, saindo de uma palavra aleatória para chegar em outra palavra aleatória. E fazer isso, é claro, correndo contra o tempo e contra outros jogadores.

Assim como outros jogos dessa lista, é possível criar salas privadas. Infelizmente, o jogo está disponível apenas em inglês.

Download:

Reprodução