PS Plus: Jogos clássicos têm função de retroceder; saiba como funciona

É possível voltar o jogo no tempo para assistir a algo novamente ou só tentar de novo

Por Diego Lima 16.06.2022 11H00

Jogos antigos podem ser desafiadores por diferentes motivos. Mecânicas que não envelheceram tão bem, tempo de resposta nos comandos. Seja a razão da frustração qual for, usuários do PS Plus podem retroceder nos jogos clássicos disponíveis por meio do serviço. Resident Evil, Syphon Filter, Wild Arms; todos eles contam com a opção de voltar no tempo.

Funciona assim: nos jogos clássicos do PS Plus, disponíveis apenas por meio da assinatura Deluxe, que é a mais cara no Brasil, o botão "Options" do DualSense, que, normalmente, tem a função que antes era exercida pelo "Start", abre um menu de opções literal. Nele, aparece uma função chamada "Retroceder".

Reprodução: PlayStation/The Enemy.

Ao clicar com X em Retroceder, jogadores verão uma série de quadros que mostram as cenas vistas até aquele momento do jogo. Se você voltar alguns quadros, como faria enquanto assiste à Netflix, por exemplo, e apertar X novamente, surgirá uma mensagem perguntando se você realmente quer Retroceder. Após confirmar uma segunda vez, o jogo voltará no tempo, exatamente como se fosse um filme ou série.

LEIA MAIS

Talvez você queira fazer isso simplesmente pela praticidade em vez de ser uma maneira de contornar algum tipo de problema. Evitar uma morte, pegar um item que passou batido. São muitas as razões pelas quais alguém pode usar a função de Retroceder, embora não me pareça que vá ser um recurso tão utilizado pelo público, de forma geral.

Reprodução: PlayStation/The Enemy.

Para saber mais sobre essa nova era do PS Plus, confira esta matéria do The Enemy em que reunimos todas as principais informações a respeito. Nela, constam as diferenças entre os tipos de planos, quais jogos estão nos catálogos disponíveis por meio das assinaturas e mais.