Nintendo   Xbox   Pc   Playstation

Para produtor da Platinum, PS5 e Scarlett são "mais do mesmo"

Atsushi Inaba vê pouca inovação nos avanços gráficos dos videogames de nova geração

Por Claudio Prandoni 19.06.2019 09H12

Enquanto Sony e Microsoft se dedicam pouco a pouco a exaltar seus novos consoles com SSD, suporte a ray tracing e outras novidades, ao menos um produtor de games não está impressionado com isso tudo.

Estamos falando de Atsushi Inaba, da Platinum, que já trabalhou em jogos como Okami e Viewtiful Joe (quando trabalhava na Capcom) e também Bayonetta 2, Metal Gear Rising e muitos outros.

Para ele, os novos consoles não trazem nada de inovador.

"Eu tenho certeza que tudo vai se mexer mais rápido na tela, os gráficos vão melhorar e talvez seja bom ter menos loadings, isso é bom pro consumidor", comentou ele em entrevista ao site VGC durante a E3 2019.

"Mas isso é tudo mais do mesmo, falando francamente, comparando com gerações anteriores. Não tem nada de disruptivo ou super inovador.

Até então, os hardwares de videogames eram chips customizados, bem diferentes dos PCs. Agora eles são todos muito parecidos".

Atualmente, a Platinum trabalha também em títulos para o Switch, como Astral Chain e Bayonetta 3. Mesmo assim, nem o videogame da Nintendo foi poupado de críticas.

"O Switch, por exemplo, é um Tegra que já existe. Os outros consoles estão usando chips e placas de vídeo bem parecidas com o PC, mas um pouquinho atualizadas. Nada parece único".

Com relação a inovação, Inaba vê com mais empolgação iniciativas menos convencionais, como os serviços de streaming, a exemplo do Google Stadia e o xCloud.

"Eu acredito que as plataformas na nuvem representam uma inovação e algo muito, muito diferente. São plataformas que me empolgam e onde eu sinto que várias inovações estão acontecendo".