Chefe da Sony explica por que a empresa não anunciou datas para seus jogos na conferência da E3

"Decidimos anunciar datas só quando estivermos próximos ao lançamento", afirma Shuhei Yoshida

Por Bruno Silva 15.06.2017 15H04

Uma das grandes críticas à conferência da Sony na E3 2017 foi a falta de datas para os jogos que estão por vir. Falando na transmissão ao vivo do Kinda Funny durante a feira, Shuhei Yoshida, chefe global dos estúdios de PlayStation, explicou por que a empresa não deu datas em sua apresentação.

"Nós já anunciamos muitas datas de jogos e precisamos nos desculpas por que precisamos atrasá-las no passado", explicou Yoshida. "Nós discutimos o assunto seriamente após isso. Como os jogos de PS4 são muito grandes e as equipes, até mesmo as que trabalham no mercado nos últimos dez anos, ainda fazem erros de cálculo sobre a quantidade de trabalho nos estágios finais de desenvolvimento; debugging e polimento, por exemplo", afirmou.

Yoshida não deu exemplos, mas é seguro afirmar que ele está falando de casos como o de Uncharted 4, que foi inicialmente previsto para 2015, mas acabou saindo em 10 de maio de 2016.

Sendo assim, Yoshida afirmou que a Sony adotou uma nova política: só anunciar as datas dos jogos em um período próximo ao lançamento. "Isso põe muitos desafios para nossos times de marketing e venda, mas eles entenderam nossos motivos e nos permitiram falar apenas as temporadas do ano em que o jogo sai, como o outono ou a primavera, até estarmos próximos de uma beta finalizada. Então, é por isso que não anunciamos datas exatas (na conferência)", finalizou.

No evento pré-E3 da Sony, dois dos principais títulos do PlayStation 4 ganharam janelas de lançamento: o novo God of War, e Spider-Man, o título exclusivo do Homem-Aranha para o console. Ambos chegam em 2018.