Xbox   Pc

Sea of Thieves: “Fico feliz em ver mais jogos de pirata”, diz diretor

Diretor criativo e líder de design comentam a chegada da Capitania com a Temporada Sete

Por Helena Nogueira 04.08.2022 18H49

A Temporada Sete de Sea of Thieves chegou nesta quinta-feira (4) com um recurso muito aguardado pelos jogadores: a Capitania, que possibilita nomear e personalizar seu navio pirata. O The Enemy conversou com o diretor criativo Mike Chapman e a líder de design Shelley Preston, que forneceram mais detalhes sobre a nova mecânica. Além disso, os desenvolvedores comentaram a chegada de outros jogos multiplayer de pirata

Reprodução: Rare

LEIA MAIS

Quando perguntados sobre o lançamento de títulos similares a Sea of Thieves, como Skull and Bones da Ubisoft, Chapman disse que a Rare não está preocupada. “Sinceramente, falando de coração, fico surpreso que não há muitos jogos de pirata. O mundo precisa de mais deles”, comentou o diretor. 

“Algo que tenho muita confiança é que Sea of Thieves é um jogo de pirata que tem uma abordagem focada em recursos e personalização, em que é possível jogar do seu jeito em um mundo compartilhado. Fico feliz que estamos vendo mais jogos de pirata, só fico surpreso que não há mais deles. Nós [Rare] vamos continuar a fazer o que fazemos de melhor e estamos muito animados para o futuro.”

Quatro anos desde seu lançamento, Sea of Thieves realmente está recheado de conteúdo. Em 2022, a Rare implementou as Aventuras e Mistérios, adicionais narrativos que chegam todos os meses ao jogo. De acordo com os executivos, as Aventuras e Mistérios se tornaram pilares do game e há planos para continuar a lançá-las para além de 2023.   

Reprodução: Rare

Com a chegada da Temporada Sete, os jogadores agora podem nomear seus navios e curtir uma série de novas opções decorativas como parte das Capitanias. Por exemplo, aqueles que subirem abordo poderão contemplar seus troféus e mementos de expedições e aventuras que já tiveram em Sea of Thieves. As embarcações também ganharam seu próprio sistema de progressão e os jogadores podem expor seus feitos e memórias mais queridas no Diário de Bordo do Capitão. 

De acordo com Mike e Shelley, o intuito das Capitanias é tornar a experiência pirata muito mais pessoal. Como exemplo, eles citam os arranhões e cicatrizes que agora podem ser adquiridos pelas embarcações, as quais o jogador pode escolher esconder com reparos ou deixar à amostra como forma de eternizar suas aventuras. 

Reprodução: Rare

Eles explicam que agora é o momento perfeito para lançar o recurso pois ele valoriza todos os feitos que os jogadores já acumularam em Sea of Thieves. “Emocionalmente, para o jogador, o que a Capitania faz, e o que esperamos que ela signifique para os jogadores, é que converse com sua fantasia pirata”, comenta Shelley. “Dar a oportunidade dos jogadores se verem nessa fantasia, tornando-a o que quiserem, não é apenas uma escolha cosmética, mas uma forma de representar as coisas que já fizeram nesse universo.”

“A Capitania é um dos recursos de Sea of Thieves que sempre quisemos criar”, complementa Mike. “A ideia de estar em um mundo pirata e ser capitão do seu próprio navio é, para muitas pessoas, a primeira coisa que vem à mente quando, por exemplo, você tenta se imaginar como o Capitão Jack Sparrow. Poder chamar o navio de Pérola Negra e tornar ele um reflexo de todas as coisas que Jack fez no mundo e a lenda que ele forjou é incrível.”

Reprodução: Rare

Brincando com a possibilidade, Mike confessa que mal pode esperar para conferir os dados de Sea of Thieves após o lançamento da Temporada Sete e descobrir quantos Pérolas Negras a comunidade vai criar. 

Perguntado pelo The Enemy se novos crossovers como o de Piratas do Caribe podem chegar a Sea of Thieves no futuro, o diretor disse que não pode confirmar nada no momento. Ainda sim, ele não descarta a possibilidade e estabelece condições. 

Reprodução: Rare

“O que foi incrível de A Pirate’s Life é que – e isso é minha opinião pessoal – ela é uma história muito autêntica e fiel a Piratas do Caribe. (...) Foi uma história que tinha o coração de Piratas do Caribe mas que fazia sentido para o nosso mundo. Por isso, estamos abertos para outros crossovers, mas eles têm que estar alinhados com o espírito de Sea of Thieves”.

A Temporada Sete já está ativa em Sea of Thieves, disponível para Xbox Series X|S, Xbox One, PC e como parte do Xbox Game Pass