Xbox   Playstation   Pc

Novo GTA está em produção, confirma Rockstar Games

Empresa diz que seu objetivo é "sempre seguir muito além do que já entregamos"

Por Victor Ferreira 04.02.2022 12H22

A Rockstar Games declarou nesta sexta-feira (4) que um novo GTA está oficialmente em produção.

"Muitos de vocês têm perguntado sobre um novo capítulo na série Grand Theft Auto", diz a mensagem. "Com cada novo projeto, nosso objetivo é sempre seguir muito além do que já entregamos. Temos o prazer de confirmar que o desenvolvimento ativo do novo jogo da série está acontecendo."

"Estamos ansiosos para compartilhar mais assim que estivermos prontos, por isso fiquem ligados no Rockstar Newswire para detalhes oficiais", continua a Rockstar. "Em nome de nossa equipe, agradecemos todo o seu apoio e mal podemos esperar para seguir para o futuro com vocês!"

O anúncio não é exatamente surpresa para ninguém, já que rumores e informações sobre a produção de um novo GTA tem sido noticiados por reportagens e insiders há anos, particularmente após o lançamento de Red Dead Redemption 2, em 2018.

Como a própria mensagem demonstra, a Rockstar ainda não deu qualquer detalhe sobre o projeto, incluindo previsão de lançamento, ambientação e elementos de gameplay. Rumores de diversas fontes apontam que o jogo deve ser lançado apenas de 2024 para frente.

Recentemente, analistas de mercado indicaram que, por meio das metas financeiras da empresa-mãe da Rockstar, a Take-Two Interactive, GTA 6 deve ter uma previsão de lançamento interna para o ano fiscal de 2024, que começa em abril de 2023 e vai até março de 2024 (embora isso possa mudar).

Uma matéria da Bloomberg de 2020 indicava que a Rockstar está reformulando sua estrutura de trabalho após a controvérsia envolvendo uma cultura de crunch e ritmo de até 100 horas de trabalho semanais em Red Dead Redemption 2, e que o jogo pode até ser lançado em "partes".

Também vale notar que figuras importantes no desenvolvimento dos jogos anteriores, como Dan Houser e Lazlow Jones, deixaram a companhia nos últimos anos.

Enquanto isso, GTA V para Xbox Series X|S e PlayStation 5 ganhou uma data oficial, e será lançado em 15 de março.