Elden Ring e mais: Ranking dos jogos da From Software, do pior ao melhor

Confira qual é o mais bem avaliado de acordo com o Metacritic

Por Helena Nogueira 10.06.2022 19H26

Com Elden Ring, Dark Souls, Bloodborne e outros, a From Software se consagrou como um dos principais nomes dos games. Adicionando um nível de dificuldade exigente, batalhas épicas e mundos sombrios e rebuscados, a desenvolvedora foi responsável por um novo capítulo na indústria como um todo. 

LEIA MAIS

Na lista abaixo, o The Enemy trouxe um ranking dos sete jogos melhor avaliados da desenvolvedora de acordo com a crítica. As notas estão disponíveis no Metacritic, que agrega análises de diferentes partes do mundo. Alguns dos jogos possuem a mesma nota e, nesses casos, foi considerado o número de avaliações como critério de desempate. 

 

7. Dark Souls | Nota: 89

Responsável pela consagração do subgênero “soulslike”, o primeiro jogo da franquia Dark Souls é considerado uma obra-prima. Evoluindo a fórmula de Demon’s Souls a um novo patamar, o game inclui um mundo de design rebuscado, inimigos e chefões desafiadores e história que conquistou milhões de jogadores, sendo responsável por tornar a franquia uma das mais renomadas dos games.  

From Software

6. Demon’s Souls | Nota: 89

Com um número um pouco superior de avaliações, o próximo da lista é Demon’s Souls. Foi com ele que a From Software estruturou a base para o que se tornaria um dia um novo subgênero, com batalhas de chefões memoráveis, mundos sombrios, dificuldade elevada e possibilidade de jogar online com e contra outros jogadores. Mesmo tendo seus defeitos, na época a nova abordagem conquistou a atenção dos críticos e dos jogadores de PS3. Recentemente, o jogo recebeu um Remake para o PS5, que foi avaliado com nota 92 no Metacritic. Contudo, por ter sido desenvolvido pela Bluepoint Games, ele não entrou para este ranking.

From Software

5. Dark Souls III | Nota: 89

Lançado para o PS4 e Xbox One em um ponto em que a franquia já era chamariz da atenção do mercado, Dark Souls III possui impressionantes 4047 avaliações no site. Ambientado em Lothric, um mundo em colapso por causa da convergência de linhas do tempo diferentes, o game se debruça na nostalgia, trazendo fases inteiras do original de PS3 e Xbox 360. O brilhantismo da From Software chama atenção principalmente nas batalhas contra chefes, algumas das mais memoráveis da franquia.  

From Software

4. Dark Souls II | Nota: 91

Para a surpresa de alguns jogadores, Dark Souls II fica à frente no ranking com uma nota um pouco superior que o restante da trilogia. O título é criticado por parte dos fãs por sua história mais discreta e pela quantidade arrebatadora de batalhas de chefão. Porém, a sequência de Dark Souls foi bem recebida pela crítica no lançamento, o que endossa sua nota superior. Mesmo não sendo perfeito, Dark Souls II trouxe algumas adições interessantes à fórmula, como maior variedade de inimigos e  poderes e maior rejogabilidade com o reposicionamento de inimigos no New Game Plus. 

From Software

3. Sekiro: Shadows Die Twice | Nota: 91

A experimentação da From Software com a ambientação e temática japonesa foi, em muito, um trunfo. As mecânicas de RPG e o multiplayer deram espaço para o sistema de combate, que se tornou mais dinâmico e complexo com adições como a possibilidade de pular e rebater ataques inimigos. Sekiro é uma aventura solitária, desafiadora e envolvente, com algumas das batalhas mais punitivas e surpreendentes já criadas pela desenvolvedora. 

From Software

2. Bloodborne | Nota: 92

Bloodborne é considerado um dos títulos mais memoráveis não apenas da From Software, como do PS4 no geral. Embalado por uma ambientação tenebrosa, formada por criaturas Lovecraftianas e do folclore europeu, Bloodborne é uma obra-prima que conquistou milhares de fãs ao redor do globo. O foco maior em ação torna as batalhas e a exploração arrebatadoras e, mesmo com as habilidades do jogador sendo testadas ao máximo, não dá vontade de deixar aquele mundo. 

From Software

1. Elden Ring | Nota: 94

Responsável por expandir o alcance do gênero soulslike a novos públicos, Elden Ring é o título mais bem avaliado da From Software. O game foi ovacionado pela comunidade e pela crítica, unindo elementos do que há de melhor em títulos anteriores: batalhas épicas, desafio recompensador e uma grande variedade de personalização de gameplay. Tudo isso é finalizado no que em muito é o aperfeiçoamento da fórmula de mundo aberto, onde é possível explorar sem barreiras e sempre há um desafio ou descoberta que captura a curiosidade do jogador. 

From Software