Xbox   Playstation   Pc

Diretor criativo de Dragon Age deixa BioWare

Matt Goldman era veterano do estúdio, tendo trabalhado em Baldur's Gate, Jade Empire e outros

Por Victor Ferreira 25.11.2021 18H53

Matt Goldman, diretor criativo da série Dragon Age desde 2017 — incluindo o próximo jogo da série — deixou oficialmente a BioWare nesta semana.

A informação veio de um email interno enviado a funcionários pelo gerente geral do estúdio, Gary McKay, adquirido pelo site Kotaku.

"Estou escrevendo para informar a todos que Matt Goldman está deixando a BioWare. Concordamos mutuamente em seguir caminhos diferentes", diz a mensagem.

McKay seguiu, aparentemente procurando apaziguar ânimos com a saída abrupta de uma figura sênior em um jogo em desenvolvimento.

"Sabemos que a saída de Matt é impactante para vocês, assim como no desenvolvimento do jogo. Fiquem tranquilos, pois nosso compromisso para um jogo de Dragon Age de alta qualidade não se abalou, e não vamos lançar um game que não esteja ao nível da BioWare."

"Nós, incluindo a equipe executiva da EA, temos confiança absoluta na liderança do estúdio e nas pessoas trabalhando nesse jogo para seguir com nossa visão."

Ao Kotaku, a EA declarou que Goldman "deixa o próximo Dragon Age em excelentes mãos, com a equipe no estúdio que seguirá com nossa visão para o game."

Matt Goldman é um veterano de longa data da BioWare, tendo entrado na companhia em 1998 e tendo trabalhado como artista ou diretor de arte em títulos como Baldur's Gate, Jade Empire e até jogos anteriores de Dragon Age.

Ele deixou o estúdio brevemente para trabalhar com Halo Wars, ele retornou em 2017 para assumir o papel de diretor criativo de toda a franquia Dragon Age, incluindo o próximo jogo da série.

Esse game, aliás, conta com um desenvolvimento particularmente conturbado, com uma reportagem de 2019 indicando que ele chegou a ter seu projeto reiniciado sob um novo codinome em 2017 — justamente o ano em que Goldman assumiu a franquia.

Além disso, vale lembrar que, no ano passado, tanto o antigo produtor executivo da franquia, Mark Darrah, quanto o gerente geral da BioWare, Casey Hudson, anunciaram sua saída do estúdio.

Até o momento, não se sabe uma previsão de lançamento, plataformas (embora rumores já indiquem que o jogo seja apenas para a nova geração nos consoles), ou mesmo um nome oficial para o quarto Dragon Age.