Mobile   Pc

Review: Honkai: Star Rail é mais um acerto da HoYoverse

Novo RPG dos criadores de Genshin Impact aprimora modelo já conhecido e conta uma nova história

Por Matheus Oliveira 15.05.2023 19H00

Honkai: Star Rail é o mais recente lançamento da HoYoverse, também conhecidos como os criadores de Genshin Impact e mostra como aprimorar sistemas já estabelecidos de forma a desenvolver um RPG intenso com uma nova história para contar.

A história de um Desbravador

Como destaque e já diferencial dos jogos da empresa, Honkai: Star Rail tem como um de seus focos a história.

Aqui, o jogador está na pele do personagem conhecido como “Desbravador”, ser orgânico despertado já durante uma invasão a uma estação espacial e que carrega dentro de si um “Stellaron”, força cósmica responsabilizada por grandes desastres do universo e provenientes de um Aeon, espécie de "deus", ser imortal que serve como personificação de uma certa linha filosófica como Destruição, Erudição e afins.

HoYoverse

Sem memórias ou objetivo, o jogador é despertado por uma facção criminosa chamada Caçadores de Stellaron, mas é acolhido, de fato, pelos membros do Expresso Astral, um grupo de guerreiros que viaja pelo universo com exploração em mente, mas também como especialistas justamente em tais desastres.

No momento de lançamento do jogo, é possível explorar trës locais principais: a Estação Espacial Herta, onde a aventura começa, Jarilo-IV, primeiro planeta visitado pelo Expresso Astral, e também o Luofu de Xianzhou, uma das pontes de comando de uma grande frota espacial.

HoYoverse

Nessas primeiras aventuras, o jogador lida com tramas densas sobre conspirações, corrupção e desigualdade, mas tudo sem deixar de lado momentos de alívio e puramente desenvolvimento de universo — magnificamente localizado para português do Brasil.

Assim como acontece com Genshin Impact, mais conteúdos serão lançados em futuras atualizações que trarão consigo personagens e também a continuação da história, que é, por si só, merecedora de elogios e deve ser explorada até por quem não se interessa por gacha e sistemas do gênero.

Gacha, combate e mais além

Falando de gacha, sim, Honkai: Star Rail segue o modelo de negócios, com o jogador juntando bilhetes com os quais podem ser invocados personagens em “banners”.

HoYoverse

No momento de lançamento, são 23 personagens disponíveis, nove de cinco estrelas e o personagem principal, até agora, conta como dois por sua habilidade única de mudar de classe.

Aqui não pode ficar de fora o fato:  mais do que nunca, é possível concluir qualquer conteúdo do jogo apenas com unidades “grátis”, ou seja, fornecidas pelo próprio jogo, seja por história ou missões.

Sem precisar de qualquer invocação, são oferecidos nove personagens que suprem quase todas as especificidades de classe e elemento, com exceção de dano imaginário, exclusivo de um personagem de cinco estrelas.

HoYoverse

Em suma, isso é importante dado o sistema de combate de Star Rail: lutas por turnos, nas quais os inimigos possuem uma “barra de fraqueza” que deve ser quebrada para causar dano e isto apenas pode ser feito por dano de elementos específicos.

Diferente de Genshin Impact, no qual elementos interagem entre si e geram reações, em Star Rail esses servem para guiar o efeito causado com a tal quebra de fraqueza, dano de fogo causa queima, gelo congela, físico causa sangramento e por aí vai.

Outro detalhe é que muitas batalhas, enquanto em Genshin, exigem dotes mecânicos por tudo acontecer com ação em tempo real, no novo jogo, é necessário planejamento antes de cada batalha principalmente para atacar as fraquezas dos inimigos.

HoYoverse

Além disso, personagens possuem caminhos, que são as classes de Star Rail, indo de “Caça”, focados em dano em alvo único, “Preservação”, os tanques, “Abundância”, curandeiros e afins, é parte do jogo criar diferentes times para atividades específicas.

O que fazer em Honkai: Star Rail?

Honkai: Star Rail oferece jogo para diferentes públicos. Quem deseja apenas consumir a história do game da HoYoverse, tem conteúdo de sobra e mais chegando em breve em atualizações, por exemplo.

Porém, além da narrativa, há muitas outras atividades que envolvem desafiar inimigos em busca de equipamentos melhores (Star Rail segue o mesmo sistema de Artefatos e Armas de Genshin, respectivamente Relíquias e Cones de Luz) ou os já voltados para jogadores hardcore como as Memórias do Caos, com oponentes extremamente fortes e lutas com condições específicas.

Não apenas batalhas e itens, além da história principal, são já dezenas missões que aumentam ainda mais a imersão no mundo de Star Raill, enriquecendo relacionamento com personagens, fazendo referências à outros produtos da cultura pop ou apenas forçando a exploração das diversas áreas separadas do mapa que não é um mundo aberto.

Honkai: Star Rail não foge do modelo já popular de RPGs da HoYoverse, mas facilita principalmente a vida de quem decide não gastar dinheiro com o jogo, o que é um diferencial.

Com uma nova história intrigante, personagens carismáticos e sistema mais amistoso que respeita tanto o dinheiro quanto o tempo dos jogadores, Honkai: Star Rail é um RPG de respeito e quem decidir se aventurar com o Expresso Astral terá conteúdo por anos.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!

Nota do crítico