Xbox   Playstation   Pc

Back 4 Blood: O que diferencia esse jogo de Left 4 Dead?

Conversamos com Brandon Yanez, Lead Game Designer do game

Por Diego Lima 05.08.2021 18H27

Desde o anúncio, Back 4 Blood foi muito comparado com Left 4 Dead. Ambos os jogos colocam um grupo de jogadores para sobreviver aos ataques de dezenas de zumbis. No entanto, com características próprias, como cartas que garantem habilidades especiais e criaturas ainda maiores, o novo game da Turtle Rock Studios, que é distribuído pela Warner Bros. Interactive Entertainment, vai além da nostalgia.

"Para mim, a progressão se destaca", disse Brandon Yanez em entrevista ao The Enemy. "O sistema de cartas permite que os jogadores personalizem o estilo de jogo, como revidar coisas que acontecem no jogo ou, simplesmente, se divertir usando qualquer tática que eles quiserem. Também investimos muito tempo em trazer criaturas de maior escala. Temos o Menino de Três Metros, o Ogro; isso meio que nos destaca. Também temos uma campanha bem grande focada na narrativa. De forma geral, acho que esse game terá muitos momentos legais."

Um ponto fundamental para Yanez e a equipe de desenvolvimento era fazer com que o jogador não estivesse sempre olhando para frente, na altura que um ser humano já está acostumado. O objetivo do time era buscar maior equilíbrio entre um jogo que funcionasse bem e fizesse o jogador se sentir assustado ao mesmo tempo. Foi por esse motivo que houve a inclusão de monstros gigantes, que exigem que o jogador olhe para cima de vez em quando, despertando uma certa apreensão durante a experiência.

Quando há muitos inimigos na tela, de fato, certos golpes podem surpreender. Além das criaturas gigantes, existem zumbis que sobem nas paredes e atiram uma espécie de teia que prende o personagem em um lugar, sem que ele possa se mexer. Ao que tudo indica, a performance do jogo está bastante estável, mas um beta fechado era necessário para que a equipe responsável por Back 4 Blood se sentisse mais segura a respeito do produto.

"É muito importante. Aumentar a escala para tantos jogadores faz com que você se assegure de que os servidores estão bons, de que você não perdeu algum bug ou problema", avaliou Yanez. "A resposta dos jogadores é o pilar do nosso estúdio."

Dada a presença de cartas que garantem habilidades especiais aos personagens e a existência de um modo PvP, além do PvE, é difícil não se questionar a respeito de possíveis microtransações que possam complicar a vida de quem não está disposto a investir ainda mais dinheiro na experiência. Por enquanto, não existe uma resposta definitiva para essa questão, mas Back 4 Blood parece estar no caminho certo.

"Não estamos falando sobre o pós-lançamento no momento. Contudo, temos plena consciência de que devemos assegurar que o game coloque os jogadores em primeiro lugar, a comunidade em primeiro lugar em tudo o que fazemos. No momento, obviamente, estamos focados em polir o jogo e garantir que esteja divertido e balanceado", afirmou.

Back 4 Blood será lançado em 12 de outubro para PS5, Xbox Series, PS4, Xbox One e PC.