Pc

Arma 3: Imagens do game confundem emissora de TV

Mais uma vez jogos são confundidos com imagens reais de guerras

Por Julia Macalossi 25.02.2022 12H13

E aconteceu mais uma vez: telejornais utilizando imagens e vídeos de cenas de videogames para retratar algo que não é real e aconteceu apenas nos jogos.

LEIA MAIS

Recentemente, o canal da Jovem Pan News cometeu um enorme erro ao exibir um vídeo — durante o início da cobertura da invasão da Rússia à Ucrânia — de uma série de disparos de tiros contra um avião e de mísseis no céu como se fossem imagens do confronto no leste europeu, mas, na verdade, eram cenas do jogo Arma 3.

Nesta quinta-feira (24), no Jornal da Manhã, o comentarista Luís Artur Nogueira estava falando sobre os impactos do conflito entre a Rússia e a Ucrânia e, enquanto isso, a tela mostrava os vídeos de ataques com mísseis e de uma arma de artilharia atirando contra um avião. 

Não só isso, os vídeos exibidos tinham a marca d’água da rede social Kwai, concorrente do TikTok e são cenas do jogo Arma 3, da Bohemia Interactive Studio.

O game se passa na década de 2030 durante a fictícia Operação Magnitude, operação militar realizada por forças da OTAN na Europa contra "inimigos do leste" conhecidos como CSAT, liderados pelo Irã com uma coligação de outros países do Oriente Médio e Ásia.

A internet alertou para o erro e diversos sites e plataformas que procuram checam notícias e as distinguem de fake news já se posicionaram falando a verdade sobre o vídeo.

Não é a primeira vez

E essa não foi nem de perto a primeira vez que isso aconteceu. É comum que alguns jogos tenham imagens tão realistas a ponto de diversas pessoas acharem que são imagens/cenas reais.

São várias ocasiões que tiveram confusão entre videogame e vida real. Como na vez que o programa Balanço Geral, da Record TV, exibiu um vídeo do jogo Forza 6 durante uma reportagem sobre a escolha de motorista para o ex-presidente americano Donald Trump.

E não só no Brasil: um canal de TV do Irã, por exemplo, compartilhou um vídeo impressionante sobre um atirador de elite que é deveras habilidoso eliminando seis combatentes do ISIS em menos de dois minutos. Só que esse vídeo pertence ao jogo Medal of Honor, de 2010.

Red Dead Redemption 2 também teve seu momento na TV, quando o canal de notícias KTVZ 21, de Oregon, EUA, mostrou uma imagem do jogo no quadro “Out & About”, onde espectadores enviam fotos na natureza para serem exibidas. Alguém certamente enviou de propósito, mas passou despercebido pela emissora.