Overwatch | "Participação na Copa do Mundo foi importante para o cenário brasileiro", diz Alanzoka, da seleção brasileira

Youtuber foi um dos seis selecionados para defender o Brasil na competição da Blizzard

Por Bruno Silva e Guilherme Jacobs 04.11.2016 11H08

Integrante da seleção brasileira Overwatch, o youtuber Alan "Alanzoka" Ferreira" comentou a participação da equipe na Copa do Mundo de Overwatch, da qual o Brasil foi eliminado com três derrotas no último fim de semana e, apesar do resultado, ele vê a campanha como positiva para o cenário competitivo no país como um todo.

"Apesar da derrota acho que isso vai ser positivo pro cenário de Overwatch competitivo no Brasil", diz Alan ao Omelete. Segundo ele, foram feitas várias conversas com a equipe de eSports da Blizzard e eles estão cientes de que o cenário competitivo brasileiro existe, e vai crescer. "Inclusive, citaram planos para futuras competições no país. Agora só nos resta aguardar e torcer pro cenário crescer rápido para termos campeonatos com uma premiação bacana pra incentivar ainda mais pessoas a entrar nesse mundo do OW competitivo."

"Apesar de ser youtuber, eu tenho um time e jogo competitivamente e acho que ter jogado com alguns dos melhores jogadores do mundo fez eu aprender muita coisa bacana que eu posso levar pro pessoal do competitivo no Brasil", complementou Alan, que jogou na competição com o nome Nextage.

Alanzoka também comentou o desempenho do time brasileiro. "Creio que a gente esperava ter um resultado melhor, mesmo sabendo que a seleção não tinha os melhores jogadores do Brasil - mesmo tendo alguns jogadores excelentes", pondera. "Até porque é difícil colocar 6 pessoas que nunca jogaram juntos e em pouco tempo conseguir ter uma sinergia bacana e até certo entrosamento."

Por fim, Alan também defendeu o método de escolha dos times, já que o torneio era de exibição. "Vi muita gente reclamando da forma de como foi feita a escolha dos times, mas acho que já ficou claro que a estratégia da Blizzard foi mais para divulgar o competitivo do jogo e funcionou muito bem principalmente aqui no Brasil, onde a stream brasileira teve mais 7 mil pessoas assistindo (e em campeonatos que rolam por aqui bate no máximo umas 300)", diz.

O capitão da equipe brasileira Eduardo "BRKsEDU" Benvenuti avaliou a participação do Brasil como positiva, apesar das três derrotas - veja nossa entrevista aqui.

Além de BRKsEDU e Alan, a equipe brasileira contou com KyoFlawz e a dupla soulive Insanityz, escolhida por Edu. Todas as equipes do torneio foram escolhidas por votação popular, e o membro mais votado automaticamente torna-se o capitão do time.

Overwatch é um FPS competitivo da Blizzard que se passa em um futuro próximo na Terra, após uma guerra contra máquinas encerrada por uma força-tarefa da ONU chamada Overwatch. O grupo foi desmontado após o fim da guerra e se reune novamente quando o planeta corre um novo perigo. Overwatch está disponível para PlayStation 4Xbox One e PC.

Leia mais sobre Overwatch