Mesmo após ser eliminada da Copa do Mundo de Overwatch com três derrotas, a seleção brasileira teve uma participação positiva no torneio, na visão do capitão da equipe, o youtuber Eduardo "BRKsEDU" Benvenuti.

None

Em entrevista ao Omelete, BRKsEDU diz que os resultados não foram surpreendentes. "Achamos que, contra a Suécia, não tinha muito o que fazer. Fomos muito bem contra eles em relação a tudo que pintaram, do quão bons eles são e do quão difícil seria enfrentá-los", ponderou o capitão sobre o adversário que foi para o Mundial com uma equipe composta de profissionais.

"Contra a Espanha, nós nos surpreendemos. Eles estão bem fortes, mais do que a gente imaginava. Ficamos felizes com nosso desempenho", disse BRKsEDU. "Contra o Canadá, que a gente achou que dava para ganhar, também não nos surpreendemos."

BRKsEDU também avaliou o desempenho da equipe nas três partidas. "Nosso time era o mais fraco do grupo, não em relação a habilidades individuais, mas em relação a coesão, nosso trabalho em equipe", pondera. "Faltou trabalho em equipe, faltou dinâmica de time, faltou jogar de forma intuitiva como um todo."

O capitão do Brasil nota a demora para fazer "calls" - avisos para os companheiros de equipe do que estava acontecendo no mapa. "Éramos muito dispersos, às vezes fazíamos calls erradas. Teve muito erro que viram como individual que, na prática, era erro de equipe. Mas é claro que teve erro individual também", reflete.

Ao explicar por quê a participação do Brasil no mundial foi positiva, BRKsEDU lembrou da realidade do cenário competitivo do jogo no país. "É errado comparar nosso time com o da Coreia do Sul, que, por exemplo, tem um cenário de eSports estabelecido e jogadores de fato profissionais, que jogam e vivem do jogo", avalia. "No Brasil, temos profissionais que não são de fato profissionais, pois não têm condição de viver só do jogo. A comunidade ainda é pequena, em especial na parte competitiva."

O youtuber também lembra que a proposta do torneio era divulgar e celebrar o jogo. "Estamos bem satisfeitos de ter participado. Jogamos bem, melhor do que o Chile e não fizemos feio se comparados com a Austrália, que tinha 4 profissionais no time", rebate. "Apesar de dizerem que fomos atropelados, não fomos. Capturamos pontos em todas as partidas."

Ele também vê sua participação no campeonato como positiva - as seleções do Mundial foram escolhidas pelo público e BRKsEDU, o mais votado, tornou-se capitão automaticamente. "Da próxima vez que tiver uma Copa, não será celebração. Será uma competição. Minha participação me aproximou demais dos jogadores, e com isso já estamos conseguindo construir coisas que darão bom resultado para a comunidade", diz.

"Todo mundo fica frustrado de perder, mas já perdemos. Dado este fato, é bola pra frente. Tanto que brincamos com a situação. Ficamos chateados, mas já passou. Vamos aproveitar a situação para divulgar o cenário", finaliza.

Além de BRKsEDU, a equipe brasileira contou com KyoFlawzNextage e a dupla soulive Insanityz, escolhida por Edu. Todas as equipes do torneio foram escolhidas por votação popular, e o membro mais votado automaticamente torna-se o capitão do time.

Overwatch é um FPS competitivo da Blizzard que se passa em um futuro próximo na Terra, após uma guerra contra máquinas encerrada por uma força-tarefa da ONU chamada Overwatch. O grupo foi desmontado após o fim da guerra e se reune novamente quando o planeta corre um novo perigo. Overwatch está disponível para PlayStation 4Xbox One e PC.