“Continuará a mesma coisa”, diz Miyamoto sobre a Nintendo sem ele
Produtor explica porquê acha que publisher permanecerá a mesma quando não estiver mais por perto
Shigeru Miyamoto, criador de Mario, Zelda, Donkey Kong e mais, comentou sobre o que sua ausência significaria para a Nintendo. Perguntado sobre o que será da publisher quando não o tiver mais, o produtor opinou que “continuará a mesma coisa”.
Na entrevista, publicada pelo NPR na segunda-feira (27), Miyamoto explicou porquê a Nintendo permanecerá a mesma quando ele não estiver mais por perto.
"Sabe, realmente sinto que não vai mudar. Provavelmente continuará a mesma coisa. Há, você sabe, pessoas na equipe executiva, criadores dentro da empresa e também pessoas que criam jogos do Mario – e todos eles têm noção do que Nintendo significa."
O papel atual de Miyamoto na Nintendo
Até o ano de 2015, Miyamoto liderava os estúdios da Nintendo como seu diretor. Porém, desde então, o lendário desenvolvedor atua sob o título sênior de “Consultor Criativo”, auxiliando os times como um supervisor.
Esse papel se espelha nas aparições do produtor, que antes era uma figura mais presente nos Nintendo Directs. Porém, nos últimos anos, Miyamoto aparece apenas na divulgação de projetos com o que está fortemente interligado — como o filme do Mario e Pikmin 4.
Atualmente, contudo, a “visão compartilhada” dos valores da empresa é suficiente para que o sucesso continue mesmo com sua ausência, na opinião de Miyamoto.
"Temos uma visão compartilhada incrível, quase um pouco assustadora, sobre isso", concluiu o produtor. "Então acho que não vai mudar nada".
O legado de Miyamoto
Miyamoto, já em seus 70 anos, faz parte da Nintendo há 46 anos. Ele entrou na companhia em 1977 como um game designer e, em poucos anos, ajudou a estabelecer a Nintendo com uma das grandes potências dos games.
Mostrando sua forte ligação com a empresa, o produtor respondeu o seguinte quando perguntado pela NPR sobre qual mundo que criou ele escolheria para “passar a eternidade”:
"Realmente amo o ambiente de trabalho em que estou porque me envolvo em tantas coisas diferentes. Seria ótimo se, sabe, eu pudesse estar em um ambiente onde pudesse mudar o tipo de trabalho que faço o tempo todo. Então, acho que pode ser apenas minha mesa ou minha banheira", respondeu Miyamoto.
LEIA MAIS
- Nintendo está "sempre trabalhando em um novo Mario", diz Miyamoto
- Miyamoto começou a trabalhar no filme do Mario há sete anos
- Miyamoto queria instrumento "futurista" em Zelda Wind Waker
Super Mario Bros. O Filme chega em 30 de março aos cinemas brasileiros. Já Pikmin 4 tem lançamento marcado para 21 de julho para Nintendo Switch.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.
Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!