Pokémon: Nintendo estuda “quando e como” trazer jogos para português

Nem mesmo Juliette e Casimiro conseguiram convencer Nintendo e Pokémon Co. em tradução para pt-br

Por Rodrigo Guerra 22.04.2022 16H37

Em março as redes sociais no Brasil foram tomadas por pedidos para a Nintendo e Pokémon Company para trazer a localização em português brasileiro para Pokémon Scarlet e Pokémon Violet e nem mesmo os pedidos de Juliette e de Casimiro conseguiram convencer as empresas. Entretanto no futuro as coisas podem ser diferentes.

Em comunicado enviado à imprensa nesta sexta (22) a Nintendo informou que está “comprometida” em “levar a diversão do universo Pokémon para nossos fãs ao redor do mundo”.

Saiba mais

A empresa reforçou que Scarlet e Violet não terão idiomas adicionais além dos já anunciados, mas que está “analisando quando e como poderemos expandir da melhor forma possível a localização dos nossos jogos nos mercados em que trabalhamos, como a América Latina”.

Scarlet e Violet chegam apenas em novembro de 2022, porém a repercussão trouxe engajamento de diversos influenciadores do setor do entretenimento, fazendo com que #ScarletVioletPTBR e #PokémonPTBR chegarem ao trending topics do Twitter mundial.

Veja o comunicado da Nintendo na íntegra: 

Para nós, é importante que os fãs de Pokémon possam aproveitar o conteúdo da marca no idioma de sua preferência, e estamos comprometidos a levar a diversão do universo Pokémon para nossos fãs ao redor do mundo. 

Buscamos sempre novas maneiras de oferecer suporte adicional para a localização de conteúdo, e compreendemos que os fãs conseguem aproveitar os produtos Pokémon muito melhor quando estes estão disponíveis no seu idioma local. Pokémon Scarlet e Pokémon Violet não terão idiomas adicionais além daqueles disponíveis atualmente, mas estamos analisando quando e como poderemos expandir da melhor forma possível a localização dos nossos jogos nos mercados em que trabalhamos, como a América Latina. 

Agradecemos muito aos nossos fãs, onde quer que estejam, pelo apoio e pela paciência.

Comoção nacional

A falta de localização em português do Brasil para os jogos de Pokémon tem, por anos, sido fonte de revolta entre fãs e entusiastas da franquia, especialmente ao se considerar a popularidade dela no país não só pelos games, mas também por conta de derivados como o anime e o card game.

As críticas retornaram com força em 2022, tanto pelo lançamento de Pokémon Legends: Arceus em janeiro, como agora com o anúncio de novos jogos principais para o Nintendo Switch.

Vale notar ainda que certos títulos, como Pokémon GO e Pokémon UNITE, contam com tradução em português brasileiro. A Nintendo também começou a localizar alguns de seus jogos para o PT-BR, incluindo Mario Party Superstars e os vindouros Mario Strikers: Battle League e Nintendo Switch Sports.