Games não são apenas sangue, porrada, ganhar ou morrer. Ao menos é o que pensa o sérvio Ivan Marovic, geek de computador confesso e fundador do grupo de resistência estudantil Otpor, opositor do finado regime do genocida Slobodan Milosevic na Sérvia. Marovic leva jogos a sério - por isso, ajudou a criar A force more powerful, um jogo de estratégia sem violência.

Desenvolvido em parceria com a BreakAway Games e o International Center on Nonviolent Conflict (Centro Internacional de Conflitos Não-violentos), organização de direitos humanos onde Marovic hoje labuta, o jogo simula desavenças da vida real e incentiva os jogadores a resolvê-las pacificamente. Assim, desde a luta de Gandhi pela independência da Índia até a própria guerra étnica, tudo se decide na estratégia.

Você começa com uns pares de estudantes sob seu controle, planeja festas e reuniões, colabora para fortalecer o grupo. É preciso se preocupar com a organização. É melhor uma hierarquia ou células independentes? Quem poderia ser a melhor ponte com a mídia? De que tipo de treinamento os voluntários precisam?, ilustra à Wired o CEO da BreakAway, Douglas Whatley.

A force more powerful se baseia num documentário de 2000 sobre resistência pacífica, exibido na PBS dos EUA. Foram os produtores do filme que convidaram Marovic a colaborar na criação do jogo. A idéia é usar o jogo para transferir conhecimento sobre ação não-violenta. Ele ajuda mais que filmes ou livros, porque ativistas podem simular situações e tentar estratégias diferentes antes de colocá-las em prática no mundo real, disse ele.

A idéia da ICNC é vender o título em CD para os jogadores dentro dos Estados Unidos, mas distribuí-lo gratuitamente para órgãos internacionais.