VCT BR 2022: NiP completa reverse sweep histórico contra Keyd

Após começar perdendo a final da chave inferior por 2-0, Ninjas viram em uma das séries mais disputadas da história do VALORANT brasileiro

Por Bruno Pereira 25.06.2022 18H08

HISTÓRICO! Em uma das séries mais disputadas da história do VALORANT no Brasil, a Ninjas in Pyjamas foi resiliente e baluda para sair de um 2-0 para a Vivo Keyd e conquistar o primeiro reverse sweep da modalidade no país, em série válida pela final do VALORANT Challengers (VCT) Brasil. O confronto foi tão equilibrado que, até o último mapa, ambas equipes haviam vencido pelo menos 10 rounds em cada jogo, mostrando o tamanho do equilíbrio da série. A NiP agora avança para sua revanche contra a LOUD na finalíssima, neste domingo (26) às 13h. O vencedor vai ao Masters de Copenhagen, e o perdedor enfrenta o vice-campeão da América Latina pela última vaga.

LEIA MAIS

Escalações

Vivo Keyd

  • heat 
  • murizzz 
  • mwzera 
  • RgLM 
  • RHZ 
  • Koy (treinador)

Ninjas in Pyjamas

  • xand 
  • Jonn 
  • bezn1 
  • cauanzin
  • v1xen
  • JhoW (treinador)

Jogo

Ascent

Um equilíbrio fenomenal marcou o primeiro mapa da série, em pick da Ninjas in Pyjamas. Começando do lado defensor, os Ninjas trocaram gounds com os Guerreiros até xand começar a fazer a diferença no duelo contra mwzera, que também dava muita bala. A vantagem, no entanto, não foi mais do que a mínima no intervalo, 7-5. Na virada, a NiP sofreu para conseguir quebrar a defesa adversária, e viu a Keyd abrir vantagem pela primeira vez no mapa. Com boas leituras, a equipe correu atrás do prejuízo e jogou o mapa para o OT, inclusive tendo a oportunidade de fechar em match-point 13-12, mas heat apareceu para salvar a VK e virar o confronto na sequência, 13-15 Keyd!

Breeze

No mapa de sua escolha e do lado defensor, a VK demorou um pouco, mas engrenou a partir do primeiro confronto armado com a NiP, emendando seis rounds seguidos para chegar ao intervalo no 8-4. Do lado atacante, no entanto, a VK sofreu nas mãos de Bezn1 e cauanzin. Quando parecia que ia dar bom ao abrir 12-8, cauan salvou dois match-points dos Guerreiros no Bomb A e contou com a ajuda de sua equipe para chegarem ao 12-11. A Keyd percebeu que não valia a pena insistir, foram para o Bomb B e quis o destino que RHZ e cauan se enfrentassem no 1x1. Melhor para a Viper da Keyd, que ficou com 5 de vida e barrou o terceiro clutch do Sova da NiP e o Overtime.

Icebox

Mais uma escolha da Ninjas in Pyjamas que começa com um bom equilíbrio entre as equipes. De atacante, a NiP liderou o placar, tomou a virada a partir do primeiro armado e voltou a empatar na reta final da primeira metade, e só não saiu com a vantagem porque mwzera chegou quebrando tudo no retake do Bomb B. Infelizmente, para os Ninjas, este round pareceu desbloquear a fúria do mw, que passou a dar muita bala e trazer rounds clutches para a VK. No coletivo, a NiP engrossou o caldo e cedeu espaço para os adversários, apostando em retakes incríveis para virar novamente a série e matar o jogo assim que possível, final em 13-10.

Haven

É bala e coração! No quarto mapa da série, escolha da Keyd, a NiP ainda estava de costas contra a parede e precisava do break point para levar a série para a quinta partida. No mapa que geralmente favorece o lado atacante, a NiP foi ferrenha em sua defesa de Bombs, principalmente no C, o mais mirado pela Vivo Keyd. O empate em 6-6 na virada significava que os Ninjas poderiam aproveitar a ofensiva para tomar o controle do jogo, e foi o que aconteceu. O capitão xand liderou sua equipe em um 13-11 marcado por clutches e rounds extremamente próximos e muita gritaria no final.

Split

Sinceramente, nenhuma das equipes merecia a derrota, mas foi o jogo menos equilibrado da série. A Vivo Keyd claramente sentiu as derrotas que possibilitaram a volta da NiP para a série, e começando do lado defensor na Split, não conseguiram reagir rápido o suficiente das blitz que a NiP fazia em ambos Bombs. A virada de mapa no 9-3 provava a superioridade dos Ninjas, que não esconderam a emoção após continuar conquistando vantagens do lado defensor. Mesmo com mwzera motivado, a VK virou presa fácil, e não conseguiu segurar o ímpeto da NiP de fazer história ao completar o primeiro reverse sweep da história do VALORANT no Brasil. Final em 13-6.

Campeonato

A 2ª etapa do VALORANT Challengers (VCT) Brasil 2022 acontece entre os dias 14 de maio e 26 de junho de forma presencial no estúdio da Riot Games, em São Paulo. Na fase de grupos, dez equipes disputaram a fase de grupos, mas somente seis avançaram aos playoffs: LOUD, FURIA, Los Grandes, Ninjas In Pyjamas (NiP), MIBR e Vivo Keyd.

Além de R$ 100 mil, o campeão da competição garante vaga direta no VALORANT Masters Copenhagen 2022. Já o vice-campeão fica com R$ 75 mil e disputa uma outra vaga no campeonato internacional contra o vice-campeão da 2ª etapa do VCT LATAM 2022.