Games violentos não podem estar nas Olimpíadas, afirma presidente do COI

Thomas Bach voltou a falar sobre tema dos eSports nas Olimpíadas neste sábado (01)

Por Rafael Romer 01.09.2018 13H12

Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional, voltou a falar sobre a eventual a inclusão de eSports nas Olimpíadas neste sábado (01), indicando que a violência de jogos ainda é um impeditivo para a categoria.

"Não podemos ter no programa olímpico um jogo que promova violência ou discriminação", afirmou em entrevista à agência AP  durante uma coletiva sobre os Jogos Asiáticos que acontecem em Jacarta, na Indonésia. Ainda segundo ele, jogos violentos são "contraditórios aos valores olímpicos e, portanto, não podem ser aceitos”.

Essa não é a primeira vez que Bach fala sobre o tema. Em agosto do ano passado, o presidente do COI já havia ressaltado que a inclusão de jogos violentos estariam fora de questão nas Olimpíadas.

Na ocasião, o presidente do órgão ressaltou que jogos competitivos que se assemelham aos da vida real, como os de futebol e basquete, poderiam ser considerados.

Ainda durante a fala deste sábado, Bach diferenciou esportes que têm como origem algum tipo de combate – com o esgrima – de jogos que tem como objetivo matar adversários – como em alguns dos mais populares eSports.

"É claro que todo esporte de combate tem suas origens em uma luta real entre as pessoas", disse. “Mas o esporte é a expressão civilizada disso. Se você tem games sobre matar alguém, isso não pode ser alinhado com nossos valores olímpicos”.

Os eSports fazem sua estreia nos Jogos Asiáticos de 2018 como uma demonstração.