Xbox   Playstation   Apple   Android   Mobile   Pc   Esports

Fortnite: o que é, skins, mapa, loja e cenário competitivo

Confira tudo sobre o battle royale da Epic Games

Por Bruno Povoleri 09.08.2021 21H15

Uma das grandes sensações dos últimos anos nos esports, o Fortnite foi lançado em 2017 e progrediu popularmente conforme o passar do tempo. O battle royale da Epic Games pode ser jogado gratuitamente tanto no PC, quanto nas versões mobile para Android e iOs. O game conta com um diferencial importante que envolve um estilo mais cartunizado, colorido e com uma mecânica de construção extremamente exclusiva, além de ser conhecido por disponibilizar grandes quantias de premiações, com a Fortnite Champion Series (FNCS) sendo o principal produto do jogo.

Além disso, o Fortnite dispõe de diferentes modos, um mapa único e várias skins que são referência na indústria visual do segmento. Muito querido entre crianças e adolescentes, o jogo também segue a linha de um sistema de Passe de Batalha e de loja atualizada diariamente.

Modos

Battle Royale 

Principal modo do Fortnite, o Battle Royale nada mais é que uma batalha entre 100 jogadores que se enfrentam em uma ilha composta por uma tempestade responsável por reduzir a área segura conforme o passar do tempo. Ele permite a construção de estruturas de madeira, pedra e metal para auxiliar na batalha. Vence quem for o último a sobreviver.

Battle Royale (Foto: Divulgação/Epic Games)

Festa Royale 

A Festa Royale é um modo parte do Battle Royale que tem, como principal intuito, proporcionar uma diversão sem preocupação aos jogadores. O espaço inclui percursos de obstáculos aéreos, corridas de barco, filmes e até shows ao vivo de artistas famosos, como Dillon Francis, Diplo, Deadmau5, J Balvin, BTS e Steve Aoki.

Festa Royale (Foto: Divulgação/Epic Games)

Criativo 

O Criativo possibilita que os jogadores controlem a Ilha e convide amigos, com o fornecimento de ferramentas para a criação tanto de um cenário especial, quanto das suas próprias regras de jogo. 

Criativo (Foto: Divulgação/Epic Games)

Salve o Mundo 

Já no Salve o Mundo, os jogadores formam equipes com intuito de combater monstros, conhecidos como Carcaças. Na batalha, há a possibilidade de ficar mais forte ao encontrar saques, criar armas e expandir a coleção de Heróis, além de construir uma base e fortificá-la a partir de armadilhas.

Salve o Mundo (Foto: Divulgação/Epic Games)

Plataformas

Ao todo, o Fortnite está presente em diferentes plataformas, com a disponibilização dependendo de cada um dos modos. No caso da Festa Royale e do Modo Criativo, eles constam para PlayStation, Xbox, Nintendo Switch, PC e no aplicativo Epic Games no Android ou na Samsung Galaxy Store. O modo Salve o Mundo, por sua vez, aparece somente no PlayStation, Xbox e PC.

Especificamente no Google Play Store e no iOS, o Fortnite segue sem receber atualizações, atualmente estando na versão 13.40, e não pode ser baixado. Já o modo Salve o Mundo não pode mais ser jogado no Mac desde os desentendimentos entre Epic Games e Apple.

Fortnite (Foto: Divulgação/Epic Games)

Mapa

No geral, o mapa do Fortnite tem um mesmo formato, mas recebe mudanças na temática a cada nova temporada. Ao todo, há casos de áreas fixas e outros espaços que já sofreram diversas modificações, incluindo construções, florestas, ilhas, praias, lagos, montanhas e muitos outros locais.

Mapa (Foto: Divulgação/Epic Games)

Skins

As skins do Fortnite são itens requeridos não só por quem é fã do game, quanto também por jogadores de outros jogos. No caso, é possível obtê-las por meio de V-Bucks, moeda virtual do game, dinheiro real e até mesmo a partir do Passe de Batalha. 

Em suma, o Fortnite tem uma vasta quantidade de skins com inspiração em datas especiais, incluindo Halloween e Natal, em elementos da cultura pop mundial e em parcerias com outras empresas importantes, como Marvel, Disney e DC Comics, por exemplo. Além disso, o jogo também já teve trajes de importantes jogadores de futebol, bem como Neymar, do PSG, Harry Kane, do Tottenham, e Marco Reus, do Borussia Dortmund.

Skins (Foto: Divulgação/Epic Games)

Passe de Batalha

Um dos pioneiros do sistema de Passe de Batalha, o Fortnite atualiza o pacote de itens a cada nova temporada do game. Composto por recompensas que são concedidas em níveis, o passe disponibiliza itens ao jogador de acordo com a progressão dele, que pode ser alavancada diante da jogatina de partidas e da conclusão de missões.

Em suma, há duas opções do Passe de Batalha: uma gratuita e outra paga. A primeira obviamente entrega menos benefícios. Já a segunda está disponível para geralmente ser adquirida por 1.000 V-Bucks e distribui muitos cosméticos, além de também conceder um número predeterminado de V-Bucks, que podem ser utilizados para comprar o passe da próxima temporada.

Passe de Batalha (Foto: Reprodução/Epic Games)

Loja

Na loja, o Fortnite disponibiliza variadas seções, com emotes, skins e armas. Os itens podem ser comprados por meio de V-Bucks ou a partir de dinheiro real. O espaço destinado para aquisições de cosméticos é atualizado diariamente com novas e antigas skins, além de ofertas especiais e promoções por tempo limitado.

Loja (Foto: Reprodução/Epic Games)

Atualizações

Assim como grande parte dos jogos competitivos, o Fortnite mantém a premissa de promover atualizações quinzenais ou, em alguns momentos, a cada três semanas. Quando ocorre a chegada de uma nova season, o battle royale costuma introduzir um longo patch notes a fim de preservar o interesse dos jogadores em continuar jogando ativamente o game.

Competitivo

A partir da realização da Copa do Mundo de Fortnite em 2019, a Epic Games deu outro rumo ao competitivo do game. Desde então, a publisher vem realizando diversos torneios que acontecem semanalmente e dispõem de premiações relativamente altas em comparação com outros jogos.

As competições são realizadas diante de uma divisão regional, com divisão por Europa, América do Norte (Leste e Oeste), Brasil, Ásia, Oriente Médio e Oceania. O grande campeonato do battle royale é a Fortnite Champions Series (FNCS), que geralmente tem a edição principal acontecendo uma vez por temporada e agracia os vencedores com uma compensação financeira robusta.

Fortnite Champions Series (Foto: Divulgação/Epic Games)