A Epic Games anunciou que todos os eventos presenciais de Fortnite previstos para 2020 estão cancelados. A empresa não irá promover quaisquer torneios competitivos em formato offline, portanto, a Copa do Mundo deste ano não irá acontecer.

O motivo é, claramente, a pandemia de coronavírus, que já afetou bastante o cenário dos eSports como um todo: a grande maioria dos campeonatos adotou formato online, enquanto outros foram totalmente cancelados.

"Não sabemos quando trazer eventos grandes, globais e presenciais será viável de novo, mas esperamos poder realizar algum tipo de Copa do Mundo em 2021", publicou a conta oficial do game no Twitter.

Para compensar a ausência da Copa do Mundo, a Epic manterá a Fortnite Champion Series; cada temporada do game terá uma etapa do torneio, que tem premiação em dinheiro. Ao mesmo tempo, a desenvolvedora quer trabalhar com parceiros para promover mais campeonatos fora de seu ecossistema.

A Copa do Mundo de Fortnite de 2019 foi o ponto mais alto do Battle Royale como eSport. O evento, que coroou o jovem Bugha como campeão, bateu recordes de audiência na Twitch e distribuiu US$ 30 milhões, em prêmios - à época, essa premiação mais alta na história dos esportes eletrônicos.