CS:GO: Como era o jogo há cerca de 10 anos?

Veja aqui o primeiro jogo competitivo, as primeiras skins introduzidas, os primeiros menus de jogo e compra e mais

Por Jairo Junior 20.06.2022 13H07

Falta pouco para 21 de agosto, dia em que o Counter-Strike: Global Offensive completará 10 anos de existência. Com este dia especial chegando, a nostalgia tomou conta da comunidade e diversos conteúdos antigos a respeito do game ressurgiram recentemente. O The Enemy também entrou na onda e trouxe aqui algumas curiosidades para relembrarmos ou até descobrirmos, como era o início do CS:GO.

Leia mais:

♦ As primeiras impressões do CS:GO 

Em seus primórdios, durante a fase BETA, o CS:GO ainda era muito cru no aspecto de opções de armas e mapas. Quando vemos o menu de compras de vídeos no youtube de 9 a 10 anos atrás, é até estranho observar os menus vazios. No caso dos mapas, por exemplo, haviam apenas: Dust, Dust 2, Nuke, Train, Inferno.

Já no quesito armas, era ainda mais pobre. A única opção de pistol além da inicial era a Desert Eagle - que era extremamente forte. Já nos rifles o jogador tinha apenas M4A4 e AK-47 como assaults e AWP e Scout como snipers. Pelas armas pesadas, a Nova aparecia solitária por lá. No caso das submetralhadoras, várias como Bizon, MP7, MP9, Mac-10 e P-90 foram adicionadas posteriormente - algumas bem no início e outras meses depois.

Ainda assim, ao menos nesta época, não dá para reclamar da Valve e dizer que não trabalharam. Foram mais de 30 updates lançados em 2012, contando da etapa BETA até o pós-lançamento. Neste período, foram adicionadas novas armas, mapas, bugs foram corrijidos e alguns itens e mecânicas rebalanceados.

No BETA, o primeiro patch que se tem notícia sobre as armas foi este:

Adicionadas novas armas:

  • MP9
  • Mac10
  • P90
  • Five-SeveN

Disponibilidade de armas alterada:

  • Tanto os TRs quanto os CTs podem comprar Bizon e MP7.
  • Os CTs agora podem comprar MP9.
  • Os TRs agora podem comprar Mac-10.
  • A Five-Seven está disponível para ambas as equipes.

Você pode conferir os patches no site da Liquipedia e os menus vazios com poucas opções pelo Youtube.

♦ O primeiro jogo com profissionais 

A primeira partida com jogadores profissionais aconteceu como uma forma de apresentar o jogo ao mundo. Não à toa, foi feita em 2011, durante a IEM New York, antes mesmo do lançamento do BETA. O vídeo foi revivido pelo canal internacional "voo CS:GO" e depois veio em forma de melhores momentos com o narrador brasileiro, Ash.

Os dois times que jogaram eram os seguintes:

  • USA: Volcano, n0thing, fRoD, Storm e Ksharp
  • Europe: GeT_RiGhT, zonic, lurppis, CARN e trace

Durante o jogo, é completamente perceptível várias mudanças. A mais interessante é a constante poeira levantada nos mapas, com qualquer movimentação feita pelos jogadores - traz mais realismo e imersão ao game, mas provavelmente foi retirado por conta do foco no competitivo. Confira:

♦ A evolução dos menus 

Não só a gameplay do CS:GO evoluiu, mas a cara do jogo também. Os menus atuais, por exemplo, são completamente diferentes dos antigos. Antes eram todos mais simples, focados em poucas informações. Em resumo, eram apenas fotos de fundo com algumas opções de configuração, conquistas, download e jogar.

Hoje em dia o CS:GO conta com o "Panorama", que rejuveneceu bastante o menu do CS:GO. Agora além de fotos, temos personagens do jogo que se movimentam na tela e tudo ligado ao seu inventário. Atualmente há muito mais informações na tela também, além das opções padrões. Desde a patente e nick do jogador, até lista de amigos e notícias do blog oficial - fora no Major que vem até mesmo a live de transmissão.

♦ As primeiras skins e caixas 

As skins foram adicionadas ao CS:GO apenas em um update lançado em 14 de agosto de 2013. Os jogadores podiam obter os primeiros exemplares tanto aos finais das partidas, quanto abrindo caixas. Falando em caixas...

Nesta mesma atualização, as primeiras caixas introduzidas no jogo, ao mesmo tempo, foram: "CS:GO Weapon Case" e a "eSports 2013 Case". A segunda, como o nome já diz, tinha parte do valor destinado aos campeonatos profissionais de CS:GO.

Armas CS:GO Weapon Case

counterstrike.fandom

 

Facas CS:GO Weapon Case

counterstrike.fandom

 

Armas eSports Case

counterstrike.fandom

 

Facas eSports Case

counterstrike.fandom

 

♦ O competitivo na época: Melhores jogadores e equipes 

O competitivo do CS:GO demorou um pouco para engrenar. Primeiramente porque quando foi lançado, o jogo não agradou tanto. Além disso, jogadores casuais e até profissionais resistiam a deixar o CS 1.6, assim como fizeram no lançamento do Source. No entanto, com as várias atualizações e melhoras que o jogo recebeu, o CS:GO foi tomando a cena e o CS 1.6 ficou de vez "apenas" como um marco na história.

Principalmente 2012, ficou marcado como um ano de transição e incertezas. Tanto que sites renomados, como a HLTV, tinham dificuldades em fazer seus aclamados rankings de equipes e jogadores. Em dezembro de 2012, o portal internacional lançou sua última versão de ranking de CS:GO, a qual logo foi descontinuada. O retorno ficou apenas para 2015, no modo como conhecemos hoje em dia.

Veja a tabela das melhores equipes de CS:GO em 2012:

Vale lembrar que houve outro ranking antes desse, que contava com a ProGaming.TD, dos brasileiros cogu, steel, rzk, zakk e zqk, em oitavo lugar. No entanto, nesta atualização da imagem, eles perderam a colocação e saíram do top 20 pois não disputaram nenhum torneio internacional naquele mês.

HLTV/Reprodução

No caso dos jogadores, o ranking do CS:GO veio em 2013 e não parou mais. Nele, a Europa dominou com folgas e somente em 2016 os brasileiros apareceram para quebrar alguns paradigmas. Coldzera assumiu a ponta e ainda teve o companheiro FalleN em segundo. Fer e fnx também apareceram no top 20 daquele ano.

Veja a tabela dos melhores jogadores de CS:GO em 2013:

Liquipedia/HLTV

♦ Mais curiosidades?! 

Estas foram algumas curiosidades que coletamos dos primórdios do CS:GO, com a ajuda de criadores de conteúdo do cenário e sites informativos. Se você acha que faltou alguma para adicionarmos posteriormente, deixe aqui nos comentários.