CBLOL Academy: Flamengo vence a paiN e é tricampeão

Os Reis do Academy atacam novamente!

Por Jairo Junior 16.04.2022 17H37

O Flamengo Esports é o grande campeão do primeiro split do Campeonato Brasileiro de League of Legends Academy 2022 (CBLOL Academy 2022). O tricampeonato veio após vitória de 3 a 2 sobre a paiN Gaming, diretamente dos estúdios da Riot Games, em São Paulo, com direito a torcida e tudo no local.

Leia mais:

Escalações

Flamengo Academy

  • Topo: SuperCleber
  • Selva: Sting
  • Meio: lynkez
  • Atirador: kksh
  • Suporte: Bounty
  • Treinador: Patron

paiN Academy

  • Topo: SkyBart
  • Selva: accez
  • Meio: Qats
  • Meio: Blacky
  • Atirador: Juliera
  • Suporte: ProDelta
  • Treinador: Sarkis

Confronto

Partida 1

O Flamengo entrou no primeiro jogo ligado no 220v, enquanto a paiN demorou para acordar. Os Rubro Negros cariocas aproveitaram e Sting ditou o ritmo de jogo desde o primeiro momento, mantendo a visão com os aronguejos, conquistando os dragões e principalmente ajudando as lanes. O foco inicial foi a botlane, deu muito certo e depois disso o Flamengo expandiu a força da rota inferior para o restante do mapa.

Em alguns momentos a paiN mostrou alguns lampejos de que ainda estava viva e que poderia resistir, mas o domínio de mapa e a forte vantagem construídos pelo Fla fizeram a diferença. Aos poucos kksh e companhia aumentaram a pressão, os adversários recuaram e uma fight no bot, já na base da paiN, colocou fim de vez ao jogo, aos 33 minutos, no 1 a 0 do Mengão.

Partida 2

Curiosamente a segunda partida foi semelhante à primeira, porém com papéis invertidos. Desta vez foi a paiN que emplacou um início dominante e, aos seis minutos, saía na frente com dois abates e um dragão, além de aumentar essa vantagem aos nove, com mais abates e o arauto.

Com uma boa base construída, a paiN começou a aplicar pressão no mapa, demolir torres e também capitalizar pickoffs importantes. Aos 22 minutos Juliera fez um quadra kill e o ACE para paiN, praticamente colocando fim ao jogo. Depois disso, bastou a paiN gastar seu dinheiro na base e voltar com tudo, pronta para finalizar a partida aos 26 minutos e também empatar a série em 1 a 1.

Partida 3

Ao contrário das duas primeiras partidas, a terceira não se mostrou unilateral, tão pouco recheada de kills. Ainda assim, isso não quer dizer que uma equipe não detinha uma vantagem sobre a outra, que era o caso do Flamengo, muito mais presente no mapa e consequentemente na frente em torres (3 a 1), dragão (2 a 1), abates (2 a 1) e consequentemente ouro (36k vs 31.5k), aos 20 minutos.

Não demorou muito para os Tradicionais voltarem bem para o jogo, derrubarem as torres iniciais inimigas e até conseguirem alguns pickoffs. No entanto, um desastre no Barão, aliado a grande jogada de Sting e kksh, colocou a vatangem do confronto de volta nas mãos do Flamengo. Esta, inclusive, foi a brecha que o Urubu-rei precisava... O Fla voltou pra base, gastou seu gold e foi direto para a invasão da base inimiga e o GG, aos 28 minutos.

Partida 4

Com risco de ser o último embate da série, a quarta partida teve um início ainda mais estudado que a anterior. O first blood só apareceu na tela após os 15 minutos, em uma briga pelo arauto, favorável para a paiN em kills, mas o monstro da jungle ficou para o Fla. Antes disso os times já tinham se encontrado, trocaram alguns tapas, mas nada fatal.

Na sequência os times mostraram que tomaram gosto pela luta e começaram a brigar com mais frequência. Nisso, foram duas lutas extremamente favoráveis para a PNG e dois buffs de Dragão assegurados. A situação se mostrou crítica quando a paiN teve uma luta estranha no Barão, mas conseguiu se sobressair e conquistou não só o buff do Nashor, como também do Dragão Ancião em seguida.

Lotada de buffs extremamente fortes e com cerca de 10 mil de gold a mais, a paiN só precisou adentrar na base adversária e destruir tudo que viu pela frente, praticamente sem resistência, e garantir seu segundo GG aos 32 minutos.

Partida 5

A última partida do dia foi também uma das mais equilibradas no começo. De um lado a paiN levava a melhor nas lutas, enquanto do outro o Flamengo dominava os buffs do Dragão. Aos 22 minutos lynkez fez uma bela jogada de flash + charm de Ahri e trouxe não só a luta para o seu time e, como encostou no ouro inimigo e deu a confiança que o Mengão precisava.

As lutas começaram a estourar com mais frequência com os times disputando os buffs a todo momento e quem vencia todas era o Flamengo. O confronto derradeiro foi no Dragão Ancião, quando o Flamengo derrotou o monstro, dizimou também o Barão e marchou rumo a base da paiN colocar fim a série em 3 a 2 e soltar o grito de tricampeão.

 

Campeonato

A fase regular do CBLOL Academy aconteceu entre 25 de janeiro e 23 de março. Já os playoffs foram disputados entre 5 e 16 de abril. Ao todo, 10 equipes participaram da competição e correram atrás do título B do League of Legends nacional.

Nos playoffs, a classificação ficou a seguinte:

  • 1º lugar
  • 2º lugar
  • 3º lugar: LOUD Academy
  • lugar: Miners Academy
  • lugar: INTZ Academy
  • lugar: FURIA Academy