"Quando a ESL parou de promover o Warcraft 3 em sua série de torneios, eles nos forçaram a narrar StarCraft 2, o que eu odiava na época. Eu agradeço que o streaming em vídeo se tornou uma opção e nós saímos da ESL e começamos a fazer nossa ideia no Twitch. Foi uma das melhores decisões da minha vida."

Jannes "Neo" Tjarks é uma das figuras que faz a frente para a comunidade competitiva de Warcraft 3. Ele, juntamente de Remo "Remodemo" Rimmel, são atualmente os responsáveis por fundar o Back2Warcraft, um dos canais no TwitchTV e no YouTube que cobrem os eventos profissionais do game desde 2011 — justamente quando o cenário ocidental sofria com cada vez menos torneios e a World Cyber Games, a "Olimpíadas dos games" na época, experimentava seu declínio.

Começando com um projeto de rádio na Electronic Sports League e rompendo os laços por conta da falta de torneios na Europa, os dois seguiram com o projeto nos últimos anos e agora narram dia e noite os eventos que acontecem no cenário profissional.

A dupla inclusive viajou para acompanhar de perto os torneios na China, onde os jogadores do game são famosos e o cenário competitivo conta com eventos e premiações altíssimas.

"Também ajudamos organizando campeonatos frequentes junto de um time incrível para diminuir o vão entre a Ásia e o cenário ocidental, como as seletivas da Golden Championship Series recentemente", explicou o alemão. "Há sempre novas tarefas e por isso ainda é divertido depois de tantos anos", lembrou.

O The Enemy aproveitou o aniversário de 15 anos de Warcraft 3 para ter uma conversa completa com Neo sobre o game, o cenário profissional e como os fãs se mantêm apaixonados pelo game mesmo depois de tantos anos.

Nós temos muitas pistas que a Blizzard está interessada em fazer uma edição remasterizada ou HD para Warcraft 3 como em StarCraft. Que tipo de conteúdo ou suporte será incrível para os fãs se isso acontecer?

Primeiro, nós estaremos muito felizes se a infraestrutura atual sofresse um rework. Nós precisamos de conexões melhores, soluções eficientes contra cheats e uma lista de mapas atualizada. Assim que a Battle.net estiver nos padrões modernos, mais pessoas vão se divertir ao jogar Warcraft 3.

Além disso, eu gostaria de ver um modo de espectador reestruturado como em StarCraft 2 ou DotA 2. Uma combinação deles seria muito legal, assim as pessoas podem assistir as partidas dos seus jogadores favoritos em tempo real e com o seu próprio controle de câmera.

Para a longevidade do game, acho que skins e pequenas oportunidades de mods são necessárias. Talvez você ganhe um novo Death Knight depois de mil vitórias? Ou você ganhe promoções por meio de Heroes of the Storm ou Hearthstone, tudo é possível nesse sentido.

No geral, eu ouvi que tudo que foi feito em StarCraft: Remastered é de interesse aos fãs de Warcraft também, então fiquem ligados nas atualizações de StarCraft.

Em termos de suporte, nós precisamos de uma grande liga como muitas que temos por fora. StarCraft tem a World Championship Series e está fazendo um trabalho incrível. Um "Campeonato Mundial de Warcraft" com uma final na BlizzCon colocaria Warcraft 3 no mapa imediatamente e talvez resulte em um crescimento na atividade pelo cenário ocidental.

A comunidade está esperando por uma atualização de balanceamento que ainda não saiu. Que mudanças vocês esperam nesse sentido?

Não faço ideia do que eles vão fazer, mas eu acho que o game está bem equilibrado. Você ainda vê mudanças no metagame em 2017 e as raças que eram ruins em 2015 hoje estão no topo do cenário.

Creio que os jogadores de hoje são muito melhores que as feras de 2007.

É muito obvio que o dano do Blademaster é insano em níveis altos. Eu ajustaria um pouco os críticos, como menos dano mas uma chance maior de crítico. Ou você pode nerfar a habilidade e "buffar" o resto do exército Orc. É um problema quando 80% do danoo está em um só herói.

Além disso, os tanques dos humanos são chatos. Não há diversão em jogar com eles e não há diversão em assistir isso. Eu espero um nerf nisso também.

Outra coisa que espero ver diferente é uma mudança na chance de cair itens. É injusto ganhar uma bola de cristal e o seu oponente ser recompensado com uma aura.

A Battle.net está mais leve para os jogadores, mais não é o mesmo nível da comunidade chinesa que tem uma plataforma inteira apenas para o jogo. Isso chega a ser uma decepção aos jogadores?

Eu acho que apenas a audiência "hardcore" é negativa sobre isso. Nesse ponto, nós precisamos focar nos casuais e nos fãs que retornam e, para eles, 100 microsegundos de ping já é uma grande melhoria. Mas a Blizzard declarou que eles olharão para algo assim apenas se as pessoas sentirem que a latência ainda não é suficiente, então estou positivo sobre isso.

Na América Latina, por exemplo, nós não temos um servidor para jogar além da própria Blizzard ou conexões como Garena ou GameRanger. Isso, com a falta de campeonatos, fez com que a comunidade se dispersasse em outros jogos e eSports como DotA 2 e StarCraft 2. O que é importante para fazer a comunidade tão forte na Europa?

Acho que é uma combinação de duas coisas.

W3Arena, esse servidor salvou nossos traseiros! Latência baixa e menos hackers mantiveram mais pessoas jogando e estabeleceram um ambiente saudável para os jogadores competitivos. Infelizmente, eles nunca viveram para o pico do seu potencial e isso poderia ter mais sucesso e influência.

GERA Cup, ter uma copa semanal por mais de 110 semanas é uma benção para o cenário e isso manteve tudo vivo mesmo nos piores tempos. GERA e o seu time merecem muito crédito pelo que eles fizeram através dos anos.

Este é o meu aviso para a América do Norte e a América do Sul. Tudo inicia com uma série de campeonatos saudável e bem administrada. Faça uma copa toda semana e no mesmo dia que as pessoas irão chegar e jogar.

Vocês tiveram a chance de ir para a China e cobrir muitos torneios por lá. Como é a comunidade chinesa? Ainda há muitos fãs apaixonados como tínhamos na época de ouro de Li "Sky" Xiaofeng e outras lendas?

Nunca experimentei a China no ápice do Warcraft 3 mas é incrível, especialmente com relação ao Sky. Ele fez uma sessão de autógrafos na World Cyber Arena 2014 e milhares e milhares de pessoas esperaram por horas apenas para ter algo autografado.

O mesmo aconteceu com Jang "Moon" Jae-ho quando ele retornou na WCA 2015. Os fãs estavam seguindo e perseguindo ele por todos os lugares — como um popstar.

Para os jogadores menos famosos, creio que não há nenhum hype. Zhuo "TeD" Zeng, Wang "Infi" Xuwen, Huang "TH000" Xiang e muitos outros já nos chamaram para jantar várias vezes e nunca fomos abordados por fãs.

Todas as pessoas que conhecemos lá são incríveis! Sou incrivelmente grato pela oportunidade e a chance de conhecer essas pessoas que amam Warcraft da mesma forma que nós.

Você viu muitas partidas de muitos jogadores. Você acha que há diferenças entre os jogadores asiáticos e os ocidentais?

Eu acho que, geralmente, os jogadores ocidentais são mais criativos e não são travados em uma única abordagem, enquanto os asiáticos jogam um estilo até que sejam perfeitos nisso. Há, é claro, muitas exceções a essa regra.

O campeonato Nostalgia Battlefield fez com que alguns jogadores voltassem para a arena, como Manuel "Grubby" Schenkhuizen, Moon e muitos outros. Qual a diferença entre o Warcraft 3 dez anos atrás e o Warcraft 3 agora?
Creio que os jogadores de hoje são muito melhores que as feras de 2007. O game evoluiu, especialmente a forma de ganhar experiência, a observação e o microgerenciamento. Então minha opinião é que um Moon de 2007 não conseguiria vencer um Zi "120" Xiang Guo hoje em dia.
Dito isso, eu acho que o cenário era mais competitivo antes. Os jogadores praticavam mais e de forma mais profissional que hoje. Eles se preparavam muito mais para um adversário específico e eles se conheciam a ponto de encontrar novas soluções todo o tempo. Não acho que seja o caso hoje em dia.

Qual foi a memória mais incrível que você já teve narrando Warcraft 3?

Facilmente foi a WCA 2015, que era o "Campeonato Mundial de Warcraft" na época. Marc "yAwS" Förster perdeu na pré-qualificatória e foi para a GamesCom para narrar conosco. Por sua sorte, o vencedor da seletiva teve problemas de visto e o torneio precisava de um quarto jogador e ele se prontificou. Despreparado, ele se classificou para o evento principal, foi o menos conhecido em um grupo com outras lendas chinesas, se classificou para as eliminatórias e ativou sua forma final.

Acompanhar ele até a grande final foi um grande êxtase. Eu nunca vou esquecer a final da Winner Bracket contra Lu "Fly100% Weiliang porque ninguém esperava que ele teria uma chance de ganhar um mapa e então ele venceu o mestre dos orcs na China relativamente facil. Eu estava tremendo depois disso.

O dia da grande final foi minha memória mais triste, quando yAwS perdeu a grande chance de levar o campeonato. Eu estava sem o que dizer, chorando e o Remo teve que fechar o livestream. Isso é o que acho que torna o Back2Warcraft tão especial. Não disfarçamos nossas emoções, nós vivemos o Warcraft 3 por mais de nove anos agora.

Você tem alguma mensagem para as pessoas que gostariam de voltar para o Warcraft 3?

É um cenário incrível de eSport especialmente pelas pessoas que querem contribuir para ele. Nós precisamos de ajuda em cada sentido, seja ele de administradores, escritores, narradores, criadores de conteúdo para imagens e vídeos, marketing, qualquer coisa.

Para os jogadores, eu aconselho que assistam algumas transmissões ao vivo e replays e depois jogue na Battle.net para praticar um pouco. Não é ideal, mas ok. Eles podem ir para a W3Arena ou para a Netease para jogar contra a elite se estão confortáveis com isso. O game ainda é incrível, bem balanceado e usualmente você encontrará muitas pessoas amigáveis por lá.

E obrigado pela chance dessa entrevista, foi muito divertido! Dê suporte ao Warcraft 3 de todas as maneiras que conseguir porque é um título que merece amor e atenção dos fãs.

Você pode encontrar o Back2Warcraft no YouTube, no TwitchTV, no Facebook e no Twitter. O cronograma de livestreams está disponível em seu site oficial. Caso queira encontrar a comunidade, o Reddit atualmente é a melhor opção. O arquivo com os dados de campeonatos e jogadores estpa disponível na Liquipedia.

O especial de 15 anos de Warcraft 3 está quase no fim! Ao longo dessa semana, fizemos uma série de postagens sobre a comunidade e as curiosidades dessa grande título da Blizzard, mas ainda temos algumas surpresas pelo caminho, fiquem ligados!