Com 21 anos, Murilo "murizzz" Tuchtenhagen já é multicampeão de dois esports diferentes: Heroes of the Storm (5x Campeão da Copa América) e Overwatch (3x Campeão da Overwatch Contenders). Agora, o próximo passo pra murizzz é liderar a paiN Gaming no VALORANT como capitão e IGL.

A entrevista, concedida antes da segunda classificatória do First Strike, contou a história do jogador nos esports, bem como o cenário brasileiro de VALORANT, balanceamento do jogo, agentes e mapas e futuro do esport no Brasil. A paiN Gaming se classificou para os classificatórios fechados após vencer o aberto #3.

Confira os principais destaques da entrevista, que você pode ver em vídeo no início da matéria.

História com o League of Legends

Tem até uma história curiosa, mas meio dolorosa pra mim com o LoL. Meu intuito sempre foi ser pro player de LoL. Peguei Challenger lá em 2013 e tinha contato com diversos jogadores da época, joguei em times amadores com o RedBert, DudsTheBoy e tal, mas eu não tinha idade para jogar profissionalmente. Pra jogar campeonato online você precisa ter 16, e presencial precisa de 17, e eu tinha 15. O Red Bert sofreu, sofreu junto comigo, e eu tinha 15 anos, ele era um pouco mais velho do que eu.

Eu tinha 15, acho que nunca falei isso abertamente, mas eu era muito amigo do dans, da KaBuM, e a gente jogava duo e sempre destruia. Eu era Mid, mas jogava de Suporte também. Cheguei até a treinar com a KaBuM na época que o Ziriguidun levou ban (2014), e a galera tinha até a ideia de me colocar no time, então cheguei muito perto de ser pro player de LoL, mas depois o baque de não ter idade nem pra jogar campeonato online foi forte. Então digamos que essa parte foi a mais difícil da minha carreira até agora, e o HotS me salvou totalmente.

Imagem: Big Gods

Heroes of the Storm

Dentro de jogo o HOTS foi essencial pra mim em buscar um jogo de equipe, já que sozinho você não faz nada. Foi um jogo que me moldou muito como jogador, e isso fez a diferença quando eu fui pro Overwatch e encontrei uma galera que não tinha ideia do que era espírito de equipe. Já profissionalmente me ajudou a entender que dava pra ser um profissional de esports, que é algo que eu sempre sonhei ser.

Queda do Overwatch no Brasil

A gente não aceitava muito, mas era claro que o Brasil não era o foco da Blizzard e não tinha muita estrutura para fazer um cenário profissional de Overwatch. Com certeza faltou atenção da Blizzard, e caso eles tivessem focado mais aqui teríamos coisas muito mais legais. De qualquer jeito é pedir muito da região pleitear uma vaga de quase 10 milhões de dólares, então a gente ficava meio travado em relação a qual seria o próximo passo para o cenário, as coisas não eram claras, então esses dois fatores meio que mataram o competitivo da região.

Balanceamento entre ataque e defesa nos mapas do VALORANT

Eu acho que existe, mas é muito de época. O pessoal demorou muito a aprender atacar no VALORANT, então todos pareciam CT. O pessoal demorou a aprender, mas quando aprendeu… teve uns campeonatos no começo que todos os times ganhavam de TR, então acho que é uma questão de estarmos no começo do cenário, estão aprendendo a fazer algo dos dois lados. Tem um pouco de desbalanço, mas está muito cedo pra realmente batermos o martelo.

Se você vê uma Dust2 no CS, qualquer cara vai saber bons lugares e pixels para defender um Bomb, e no VALORANT ainda não é assim. Até nos elos mais altos você não tem muita ideia da melhor decisão a tomar pra defender, atacar, dar retake ou fazer o after-plant.

Força da Jett

A Jett é muito forte. Pra ser sincero eu nem era um mono Jett de ofício. Comecei a jogar com a agente quando ela ficou famosa e todos os times pegavam ela pra jogar de Operator. Sempre tive um estilo mais agressivo, e por isso ela encaixou tão bem na minha mão. Tive que jogar com ela, spamei bastante e curto muito. Hoje em dia se eu pego outro agente me sinto até um pouco desconfortável, já bati o martelo que hoje sou mono Jett.

As comps de times já estão setadas há algum tempo, e praticamente todos olham pra G2. Naquela época, todo mundo começou a usar a Jett, e isso fez com que fizéssemos isso também. Agora precisamos criar nossas táticas, estudar outros, mas precisamos criar nossas próprias estratégias e comps.

Acho que o TenZ (TSM) e o mixwell (G2) são as duas melhores Jetts do mundo, e é curioso porque têm estilos de jogos diferentes. Mixwell é mais passivo, mas ele é tão inteligente que consegue matar tanto quanto, por pura habilidade. Já o TenZ é completamente agressivo, vai ultar, entrar no bomb e fazer Ace. São os dois principais jogadores de Jett atualmente.

Cypher é desbalanceado?

Entendo esse ponto, mas não concordo totalmente. Ele é um debalanceio justo, que deixa o jogo saudável atualmente. Ele tem a função dele muito bem setada no jogo. Por mais que ele sempre seja escolhido, é um agente que é saudável, por mais que seja obrigatório. Acho que a Riot também sente isso, mas por conhecer a empresa, logo menos isso vai mudar. Não porque ele é desbalanceado, mas porque a Riot vai querer ver coisas diferentes, e vai acordar em um dia e nerfar o boneco para girar um pouco o meta. Cypher atualmente é necessário na sua comp, mas isso vai mudar. Então mains Cypher, aprendam também outros agentes!

Rivalidade com mwzera e Top 100 do VALORANT no Ato 2

No VALORANT tem vários jogadores que vieram de jogos diferentes, e a Riot publicou há pouco tempo o Top 100 do Ato 2, que tem o mwzera, da Gamelanders, em primeiro, o pancada em segundo, frz em terceiro, enfim. Você acha que esse top 100 tá condizente com o que você vê e joga nos campeonatos e ranqueadas?

Acho que sim, principalmente o Top 10. O mwzera é um cara incrível, um jogador fora da curva. Todos os jogos da vida que você lembra dele, ele está fazendo a diferença, é realmente um cara muito bom. Sim, é o pessoal que você vê a lista e conhece todo mundo, estão todos os dias jogando ranqueadas e subindo. É muito legal que a Riot postou isso.

É então, achei maneiro, é uma coisa que eles não fazem normalmente no LoL. Até lembro de muitos vídeos do fzn varando paredes e tudo mais, são muito famosos no Twitter. Como é jogar contra ele, é chato? Tem um cara mais chato de jogar contra, que tem dificuldade, um “rival” nesse começo de cenário?

Realmente é muito chato jogar contra o fzn, aí você falou bem. Você pensa três vezes antes de passar na frente de uma smoke, ou ficar atrás de uma parede que dá pra varar, é muito chato, realmente parece que o cara sabe, é bizarro. Mas um rival eu colocaria… Não vou dizer que um rival, mas muitas pessoas estão falando “ah, o murizz é o melhor do Brasil, ou o mwzera é o melhor”, e atualmente o mwzera realmente está performando melhor, não tenho dúvidas, mas eu gosto de pensar em uma pequena rivalidade entre eu e ele.