A Twitch atualizou suas diretrizes de conteúdo sexual nesta quarta-feira (13), causando certa confusão entre usuários e streamers. Muitos interpretaram que a plataforma havia permitido nudez em suas transmissões, mas não é bem assim; para compreender totalmente as mudanças na política da empresa, o The Enemy preparou este pequeno resumo.

Respodendo a pergunta do título: a Twitch liberou conteúdos que tenham nudez, mas apenas em representações ficcionalizadas — ou seja, desenhos, pinturas, esculturas e afins. A política de vestuário da plataforma segue inalterada, obrigando criadores a cobrirem suas partes íntimas (genitália, nádegas e mamilos, no caso das mulheres).

Ainda assim, as diretrizes serão bem mais permissivas, de forma geral. Conteúdos que destaquem seios, nádegas ou região pélvicas serão permitidos, desde que rotulados devidamente pelo criador. Escrita corporal em seios e nádegas, assim como danças eróticas envolvendo o ato de se despir também estão liberadas.

As danças, inclusive, foram um ponto de foco para a Twitch, que também estabeleceu que qualquer tipo de dança popular, como rebolado, funk e pole dance, pode ser transmitido sem necessidade de rotular o conteúdo.

Com maior permissividade, também surge a questão dos conteúdos recomendados na página principal da Twitch. A plataforma estabelece que streams rotuladas com "drogas, intoxicação ou uso excessivo de tabaco; representações violentas explícitas; Jogos de azar; e/ou Temas sexuais" não serão mostradas em sua home.

Recepção da comunidade

Como esperado, a resposta nas redes sociais foi extremamente negativa. Aproximar o conteúdo sexual de outros criadores foi uma crítica que tomou o Twitter após a decisão da Twitch.

LEIA MAIS

A Twitch afirma que escutará o feedback da comunidade a respeito das novas políticas. Considerando eventos recentes, como a mudança no funcionamento dos anúncios sendo revertida após um dia, ainda existe a possibilidade da plataforma voltar atrás.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na TwitchTwitterFacebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!