Reprodução/MIT Technology

Os principais esports da atualidade

Por Bruno Povoleri

Os esports, termo usado para denominar competições dentro do esporte eletrônico, seguem em plena ascensão dentro da indústria dos games. Mas quais são os principais esports da atualidade? O The Enemy preparou uma lista para você ficar por dentro do assunto.

Reprodução/ACE Startups

CS:GO (EM BREVE CS2)

O Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) é um fenômeno quando se trata de esports. O FPS da Valve conta com um competitivo aberto e permite que várias empresas organizem torneios. Entre eles, por exemplo, está o Major - considerado o Mundial da modalidade. Em breve, o jogo será atualizado para o Counter-Strike 2 (CS2).

Divulgação/Valve

League of legends

Claro que não poderia faltar o League of Legends (LoL), o popular LoLzinho. O jogo da Riot Games é destacado pelos torneios organizados pela própria desenvolvedora, com disputas nacionais, como o CBLoL, e disputas internacionais, como o MSI e o Worlds - o Mundial do game. O formato de disputa envolve duas etapas por ano.

Divulgação/Riot Games

VALORANT

Outro jogo da Riot Games também é um esport de destaque: o VALORANT, lançado em 2020. Mesmo com pouco tempo de existência, o FPS já conta com grande audiência e um sistema parecido com o LoL, sendo duas etapas nacionais e dois torneios internacionais por ano: o Masters e o Champions - o Mundial do jogo.

Divulgação/Riot Games

RAINBOW SIX SIEGE

O Rainbow Six Siege, o popular R6, é o grande produto competitivo da Ubisoft. O FPS também tem torneios nacionais e internacionais divididos por temporada. O BR6 é o principal campeonato do jogo no Brasil, enquanto o Six Invitational é considerado o Mundial da modalidade. 

Divulgação/Ubisoft

FREE FIRE

Ainda que não tenha a mesma audiência de anos anteriores, o Free Fire segue em pauta nos esports. O battle royale da Garena tem torneios na versão mobile, como a LBFF no Brasil e o Mundial (FFWS), e na versão emulador - que costumam ser organizados por terceiros.

Divulgação/Garena

DOTA 2

Apesar de não ter grande popularidade no Brasil, o DotA 2 é um esport de destaque internacional. O principal ponto positivo do jogo é o The International, que é o Mundial da modalidade e chama atenção por geralmente distribuir a maior premiação dos esports. Em 2021, por exemplo, o prêmio total foi de US$ 40 milhões.

Fortnite

Outro battle royale de destaque é o Fortnite. O jogo da Epic Games tem um competitivo aberto para jogadores, mas o principal destaque é a Fortnite Champion Series (FNCS) - torneio regional do jogo. Internacionalmente, o game terá a FNCS Global, uma espécie de Mundial em 2023.

Divulgação/Epic Games

ROCKET LEAGUE

Por fim, mas não menos importante, outro jogo da Epic Games aparece na lista: o Rocket League, que nada mais é do que um simulador de futebol com carros e uma bola gigante. O jogo está em plena ascensão competitiva e tem torneios nacionais e internacionais, com destaque para o RLCS World Championship - o Mundial da modalidade.

Divulgação/Epic Games

Gostou da lista? Então acompanhe tudo sobre os esports no The Enemy!
CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS