Após 11 meses em acesso antecipado, PlayerUnknown’s Battlegrounds finalmente foi lançado oficialmente nesta quinta-feira (21), recebendo sua versão 1.0 nos PCs. A partir de agora, as perguntas sobre o futuro do game e – principalmente – sobre seu potencial competitivo começam a ganhar força.

Com o desembarque oficial, o jogo agora deverá continua evoluído nas mãos do time de desenvolvimento, que reconhece problemas e já prometeu fazer correções estéticas e de jogabilidade.

Em entrevista ao PCGamesN, Brendan Greene, criador do jogo, afirmou que só a partir destas correções terem sido resolvidas que o time começará a olhar com atenção para “prover ferramentas para eSports” ao game.

Nós não estamos nem um pouco prontos para eSports ainda”, afirmou Greene à publicação. Com o lançamento, indica ele, a expectativa é que a desenvolvedora Bluehole e a PUBG Corp consigam deixar o jogo em um ponto ideal a partir do qual “nós possamos trabalhar com organizações para começar a construir uma cena de Battle Royale”.

Apesar de parecer cauteloso sobre o tema, Greene não esconde seu entusiamos com o potencial de PUBG para os eSports. Em um podcast (via Reddit) junto a H3H3Productions, o desenvolvedor afirmou gostaria de ver arenas lotadas com “30 ou 40 mil” pessoas como parte de um torneio do game.

Se você quiser entender mais sobre os desafios de PlayerUnknown’s Battlegrounds antes de embarcar nos eSports, acompanhe nossos debate sobre o tema no Enemy Arena abaixo: