Imagem: Riot Games
Riot registra aumento de 89% de audiência no início do CBLoL
Período de pandemia também acompanhou mudanças de transmissão no torneio de elite do LoL brasileiro
2020 ainda não é o ano que o LoL vai acabar, como todos os anos a comunidade do jogo se pergunta, em tom de brincadeira. Ao menos não no Brasil, se depender dos fãs de esports!
A Riot Games anunciou o crescimento dos números de audiência do CBLoL, o torneio de elite do cenário do game no Brasil. Com pico médio de espectadores únicos marcando 337 mil durante a Semana 1, o aumento é de 89% comparado à Semana 1 do CBLoL 2019.
Se consideradas todas as semanas do CBLoL até o momento (cinco), foram registrados aumentos em todas as métricas de audiência. Em comparação com o mesmo período na Segunda Etapa de 2019, o campeonato de 2020 teve um aumento de 34% no número de espectadores únicos, de 73% no pico de espectadores simultâneos e um aumento de 80% no volume de horas assistidas no período.
Isso mostra que o período de pandemia e as mudanças estruturais no formato da transmissão colaboraram bastante para o sucesso de audiência que o torneio vêm mostrando.
Os dois fatores que saltam mais à vista para explicar o aumento da audiência são o período de pandemia (pessoas em casa = mais oportunidades para consumir conteúdo) e as mudanças de transmissão do CBLoL, com mais tecnologia para suportar um formato totalmente online, conteúdos mais diversificados entre partidas, um rol de casters mais robusto e com a presença de ex-jogadores e até mesmo uma leveza maior com uma narração mais despojada, coisas que o CBLoL já foi criticado no passado por não mudar.
O CBLoL entrou numa “batata-quente” com Gaules, disputando a cada final de semana o pico de espectadores e recordes brasileiros de esports. Atualmente, o streamer de CS:GO detém o recorde de 393 mil espectadores simultâneos, lembrando que ele transmite apenas na Twitch, e os dados da Riot refletem ambas Twitch TV e YouTube.