A Riot Games anunciou nesta terça-feira (30) uma mudança não previsa do formato do Mid-Season Invitational (MSI), o "mundialito" de League of Legends

Previamente, o torneio tinha uma Fase de Entrada, ou um pré-campeonato que classificava as últimas regiões para o evento principal, quando as disputas do MSI realmente aconteciam. Desde o início dos Play-Ins, o Brasil nunca se classificou para a Fase de Grupos.

Para 2021, o MSI não terá Fase de Entrada. As equipes foram separadas por força de suas regiões e performance nos últimos eventos internacionais. Desta maneira, o Brasil ficou no quarto e último pote, junto de Japão e Oceania. Tom Martell, Diretor Global de Operações da Riot Games, conduziu um sorteio de grupos nos últimos dias, e aqui estão os resultados:

Imagem: Riot Games

O Brasil (CBLoL) está no Grupo B, junto de Europa (LEC), Sudeste Asiático (PCS) e Turquia (TCL). O grande rival, como sempre, é a Turquia. Equipes brasileiras caítam no mesmo grupo de equipes turcas nos últimos dois eventos internacionais, e foram eliminadas: INTZ (Mundial 2020) enfrentou a SuperMassive Esports enquanto o Flamengo (Mundial 2019) enfrentou a Royal Youth - lembrando que o MSI 2020 foi cancelado devido à pandemia do COVID-19.

Sobre a premiação, a Riot Games também anunciou que a equipe vencedora do MSI receberá uma vaga extra para uma equipe de sua região no Mundial 2021! Depois que o MSI terminar, a classificação global das regiões mais fortes de 2021 será calculada - de acordo com os resultados internacionais anteriores. A liga com a classificação mais alta receberá uma vaga adicional para o Mundial, a não ser que a sua região também vença o MSI. Nesse caso, a vaga passa para a segunda liga com a classificação mais alta.

O representante brasileiro no Mid-Season Invitational 2021 será definido com a final do CBLoL, que acontece no dia 18 de abril. Atualmente, estamos nas semifinais, com Flamengo eSports, paiN Gaming, Vorax e RED Canids ainda na disputa.