O duelo de hashtags no CBLoL é sempre um show a parte, principalmente quando mistura grandes torcidas como Flamengo, paiN Gaming e LOUD. Na estreia do CBLoL, no sábado, a briga estava acirrada entre o rubro-negro carioca e os Tradicionais da paiN, e quando o jogo começou, o resultado: 52% para a paiN, 48% para o Flamengo.

Quase imediatamente, a torcida flamenguista, liderada pela organizada “Urubarons” passou a questionar a contagem oficial da Riot Games, postando prints dos Trending Topics da mídia social que mostravam um número maior de hashtags flamenguistas às da torcida da paiN.

A organizada levantou a conversa para deixar de utilizar a hashtag oficial do campeonato, #GOFLA, e passar a utilizar a hashtag #VamosFlamengo, como forma de boicote e protesto à contagem oficial da Riot Games. Pouco tempo depois, tanto o clube e seus jogadores quanto o CEO da Simplicity (que gere o Flamengo eSports), Jed Kaplan, passaram a utilizar a hashtag de sua torcida de forma oficial.

O resultado foi o baque na contagem das hashtags oficiais no começo do jogo deste domingo entre RED Canids e Flamengo, que, em “condições normais”, era esperado que o rubro-negro vencêsse: 73% para a Matilha e apenas 27% para os rubro-negros. Na transmissão, os casters praticamente não se engajaram com o conteúdo, e não leram as porcentagens.

Diretor de Esports da Riot Games Brasil, Carlos Antunes tentou responder alguns tweets da torcida flamenguista no decorrer do dia, esclarecendo que a contagem oficial da Riot começa desde o início do engajamento (sem especificar horário), e que considera o volume até a criação da imagem que vai à transmissão, pouco antes do começo da partida. Caco também citou que muitas vezes os Trending Topics podem mostrar um resultado diferente já que contam apenas engajamentos mais recentes.

Em coletiva após a vitória contra a RED Canids, o gerente do time, Davisito, comentou: "É a terceira ou quarta vez que vemos pouco antes da partida que estamos na frente do duelo de torcidas pelos Trending Topics, mas não vou comentar com profundidade já que o meu trabalho é relacionado à gestão da equipe, e não comunicação. Da parte esportiva do Flamengo, posso dizer que não estamos travando nenhuma 'briga' interna contra a Riot Games. Tudo será conversado".

Em resposta enviada ao The Enemy na terça-feira (08), a Riot Games explicou como funciona o sistema de contagem de hashtags oficiais do cameponato e suas repercussões. Segundo a empresa, a contagem é realizada por uma plataforma específica que se contecta às redes e à transmissão, garantindo precisão ao número final. A apuração, segundo a Riot, começa às 20h do dia anterior ao jogo, para contabilizar o engajamento das torcidas logo cedo. A desenvolvedora se reunirá com as equipes nesta semana para discutir e avaliar o ajusto do algoritmo de maneira a garantir clareza a todos. A Riot ainda lembro que o Torcidômetro é um produto unicamente de entretenimento, e não há nenhum impacto dos resultados de hashtags com qualquer aspecto de compensação dos times, nem sequer financeira.

Em campo, o Flamengo estreou no sábado com vitória frente à paiN Gaming campeã do CBLoL, apostando principalmente no Viego de Tutsz e Gwen de Parang. Já no domingo, a equipe não teve vida fácil contra a RED Canids, que mostrou um early game melhor, mas novamente os rubro-negros se apoiaram em Tutsz para liderar uma virada incrível e vencer a segunda partida, mantendo seu 100% de aproveitamento.