Às vésperas das quartas de final do Campeonato Brasileiro de League of Legends, a Riot Games puniu três envolvidos em um caso de aliciamento ocorrido em novembro do ano passado: Leonardo "Alocs" Belo, suporte da G3nerationXJonas "Caos" Vriesman, caçador da Red Canids; e Edu Kim, gerente da Keyd Stars.

None

Alocs, Caos e Eduardo Kim

Os três foram punidos por uma proposta de emprego oferecida a Caos que viola a Política Interregional de Antialiciamento, válida para as equipes e jogadores do CBLoL desde agosto do ano passado, nas quais nenhum membro de equipe ou filiado à equipe pode exercer a solicitação, atrair ou engajar em discussões de emprego de um jogador que está sob contrato com uma equipe profissional competindo no torneio de mais alto nível de uma região.

No comunicado que confirmou a punição, a Riot diz que, em novembro de 2015, Alocs entrou em contato com Caos a pedido de Eduardo Kim, na época gerente da g3x. No primeiro contato, Caos alegou não ter contrato vigente com nenhuma organização, o que, de acordo com a Riot, não era verdade. Após isso, Alocs fez uma proposta de emprego a Caos, que voltou atrás e reconheceu contrato com a INTZ Red (atual Red Canids). Quando o fato foi trazido à tona, as comunicações entre as partes se encerraram.

Alocs e Caos foram punidos com multa de R$ 4 mil para cada um. Já Kim está suspenso até o final da Segunda Etapa do CBLoL 2016, e não poderá comparecer aos estúdios do campeonato ou aos eventos da Riot como membro de uma organização, além de estar impedido de representar qualquer time perante os oficiais do CBLoL neste período.

As equipes também sofreram penalidades. Metade do percentual da premiação da Primeira Etapa do CBLoL e dos direitos de uso de imagem que ficariam para a G3X deverão ser distribuidos entre os jogadores da equipe, independente da colocação final.

Repercussão

No Facebook, a G3X comentou a decisão da Riot, alegando que o caso estava dentro de uma das cláusulas do contrato de venda do lineup Keyd Warriors, equipe secundária da Keyd, para a G3X, no qual a Keyd ofereceria suporte para a G3X até o fim de dezembro do ano passado. "Com isso, em novembro do ano passado, não era segredo para ninguém que, além de oferecer um suporte técnico e muitas vezes acompanhar os jogadores nas partidas, Eduardo Kim estava dando o suporte para a ajuda da formação para formar nossa equipe para temporada de 2016."

"Como foi colocado pela Riot, Eduardo Kim acabou solicitando ao jogador Alocs para que entrasse em contato com o jogador Caos da INTZ Red, pois ele imaginava que o jogador estava sem contrato válido. Quando o jogador Alocs entrou em contato com o Caos, nem mesmo o próprio Caos sabia que existia uma cláusula de renovação automática no seu contrato, e com isso acabou conversando com o Alocs sobre a possibilidade de vir para nossa equipe. Assim que o jogador Caos descobriu que seu contrato estava válido, todas as partes encerraram a negociação e tudo se encerrou naquele momento", diz o texto. 

extras/capas/league-of-legends-cover.jpg
League of Legends
  • Publicadora

    Riot Games, Tencent Holdings Limited, Garena

  • Desenvolvedora

    Riot Games

  • Censura

    12 anos

  • Gênero