Uma nova pesquisa no mercado dos games competitivos despertou o interesse dos fãs. Segundo o estudo publicado pela Newzoo nesta semana, 42% de todos os espectadores de eSports não jogam o game que estão assistindo nas telinhas, seja ele uma competição de League of Legends, Dota 2, Counter-Strike: Global Offensive ou outro título do cenário.

Há outras conclusões interessantes pelo estudo. Os índices, que foram separados por título, também apontam quais títulos são os mais vistos e os que contém a maior porcentagem de espectadores que sequer tocaram o game nos últimos três meses. Os dois quesitos são vencidos por CS:GO: 11,4% dos espectadores admitem assistir mais de 15 horas por semana, enquanto 30% de todos os que assistem não jogaram recentemente o shooter.
A Newzoo também concluiu que 70% dos interessados só acompanham um só jogo. A estimativa foi feita entre os fãs de League of Legends, DotA 2 e Counter-Strike: Global Offensive. Você acompanha os números exatos no gráfico logo abaixo, retirado do estudo original em inglês e que mostra a porcentagem específica de cada um e a combinação de espectadores que assistem dois ou três títulos.
O estudo envolveu fãs dos games competitivos em 10 países, sendo eles Canadá, Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Espanha, Holanda, Bélgica e Suécia. A Newzoo também divulgou que 191 milhões de pessoas entrevistadas dizem assistir eSports frequentemente, enquanto 194 milhões fazem o mesmo de forma "ocasional".
