O sistema de franquias que entrará em vigor em 2021 no CBLoL, de League of Legends, não trará apenas um calendário robusto e parcerias fixas sem promoção e rebaixamento da liga, mas também um aumento do número de equipes para a elite do cenário.

Historicamente, o formato com oito equipes já foi muito criticado pela comunidade e imprensa. Para 2021, Carlos Antunes, diretor de esports da Riot Games Brasil, afirmou em coletiva na manhã desta sexta-feira (04) que o número de times mudará para o ano que vem: "Estamos ansiosos para o ano que vem com as franquias e a qualidade das aplicações que temos recebido. Estamos confiantes com os planos futuros e em escolhermos dez equipes parceiras para a Primeira Etapa de 2021".

Durante o ano, equipes aplicaram para vagas nas franquias do CBLoL, com preço estipulado em R$ 4 milhões para parceiros (que estejam atualmente no CBLoL ou no Circuito Desafiante) ou R$ 4,4 milhões para equipes ainda não envolvidas no cenário. Aplicação não é garantia de vaga. A Riot escolherá suas parceiras com base em diversos quesitos, como planejamento e investimento a curto, médio e longo prazo na liga. A expectativa é que as equipes sejam divulgadas a partir do dia 25 de outubro, quando encerra-se o período de análise das aplicações.

Veja mais pontos da coletiva de Caco:

Transmissões internacionais do CBLoL em 2021

"Sim, estamos pensando em transmissões em inglês e espanhol. Acaba sendo uma transmissão mais ampla já que o CBLoL está impactando pessoas de outras regiões. Não é uma prioridade para a Primeira Etapa de 2021, já que precisamos acertar muitas coisas da casa antes para acomodar calendário, grade das equipes de transmissão e tudo mais, mas certamente está no nosso radar."

CBLoL com torcida em 2021?

"São conversas que temos como liga e times para mudar a experiência dos torcedores. A longo prazo sim, queremos aproximar os fãs do CBLoL presencialmente. Depende de investimentos e calendário, mas não podemos precisar datas para o futuro próximo."

Oportunidades para novos talentos

"Perguntamos para os times nas aplicações para as franquias o que as próprias equipes pensavam para desenvolver talentos, e vemos boas ideias. Não é apenas da Riot esta responsabilidade, e vamos juntar esforços para criar um plano robusto de oportunidades para novos jogadores que querem entrar no competitivo em 2021."

A final do CBLoL 2020 acontece amanhã, presencialmente para os jogadores, remotamente para os torcedores. INTZ e paiN Gaming se enfrentam em uma série Md5 que vale vaga no Campeonato Mundial. Acompanhe ao vivo nos canais da Riot Games na Twitch TV e YouTube a partir das 17h deste sábado (05).