Depois de uma quarta etapa que terminou decidida nos critérios de desempate, a Liga Brasileira de Free Fire (LBFF) retorna neste sábado (12) para mais uma edição que promete muito. O mercado após a LBFF 4 foi bem movimentado e o The Enemy fez um balanço da janela de transferências, reunindo todas as novidades, desde baixas a contratações 18 equipes das equipes da Série A, que pela primeira vez terá duas mulheres em ação: Maellen, no Santos, e Croft, técnica da Team Codasolid.

De Fluxo à NT10, confira como chegam as equipes para disputar a Série A da LBFF 5:

Fluxo

O Fluxo, atual campeão brasileiro, disputará sua segunda LBFF com a mesma formação que ergueu o troféu na primeira etapa: Nobru, JapaBKR, Syaz, GodKill, Fac e o técnico K9.

fluxo lbff nobru
Fluxo busca bicampeonato após ter sido campeã dois meses depois do seu nascimento

LOUD

Do mesmo jeito que o Fluxo, a LOUD também não terá novos jogadores. Os atuais vice-campeões do brasil e do mundo voltam a competição com o time formado por Cauan7, Kroonos, Noda, Will, ViniZx, Brabox e o técnico Frois

Team Liquid

Os donos do continente vão disputar a LBFF 5 com praticamente a mesma formação que entrou em campo na última etapa. Peu, Lukas.TD, Luuuking, Boss e mvr, além do técnico Souto, seguem representando a Cavalaria. Martins, que chegou na organização no meio do ano passado, anunciou em abril que estava aberto à propostas e não deve jogar o campeonato a primeiro momento. Pedro.RS, ex-BD, é a novidade no elenco.

FURIA

BIEL7, one9, memgod, Field e o reserva Bolin7 representaram a FURIA muito bem na última edição da LBFF e seguem juntos. Independente do resultado negativo nas finais, o time foi um dos grandes destaques da fase regular e brigou pelo topo da tabela do início ao fim. Altman, ex-treinador de Noise e Tropa no emulador, chega para assumir o comando técnico dos Panteras, antes liderados por Zaraki, agora parte da Bastardos.

B4

Depois de uma campanha pouco satisfatória na última etapa, a B4 mudou praticamente todo o seu elenco para a LBFF 5. Os jogadores R7xy e Yago além do técnico Machado, foram os únicos que permaneceram no time. 

Kauelok, PÃO7, Minuzzi e Místico deram adeus, mas abriram espaço para a chegada de reforços de peso: Ruan, MVP da LBFF 4, deixou o Santos e assinou com a B4, bem como Lobato, que também se destacou no Peixe na edição passada. Além dos ex-Meninos da Vila, a B4 também anunciou a contratação de Randall, que disputará sua primeira LBFF.

Santos Real

Além de Ruan e Lobato, o Santos também perdeu Gus e o técnico Cauan. Duduffx e Luckygod foram as primeiras contratações anunciadas pelo Peixe, que também trouxe Autoboot, ex-Vivo Keyd, PH, e a influenciadora Maellen, que não atua como profissional desde os tempos de Free Fire Pro League. Maellen é a segunda mulher que terá a oportunidade de jogar na Série A.

Com a ida de Cauan para a Los Grandes, o novo treinador do Peixe será Profeta. Vale lembrar que, desde a LBFF 4, o Santos disputa a LBFF em parceria com o Real e-Sports, vice-campeão da Série B no terceiro Split.

Corinthians Free Fire

A LBFF 5 marca o fim de uma era no Timão. Japa04, único remanescente do elenco campeão brasileiro e mundial no intervalo de uma semana lá em 2019, pediu para deixar o time e foi desligado da organização. 

Outros nomes que deixaram o elenco foram nathan e VgzinnN - que chegou na temporada passada para ser o grande nome do Corinthians, mas não vingou. Razure, ousado, Bruno7, Zenac e o técnico Kied seguem no time, que anunciou a chegada de Gelo e Leozin, estreantes na Série A.

Miners

Netshoes Miners é o antigo Cruzeiro, que perdeu a vaga na elite após toda aquela confusão envolvendo a E-Flix, marca que era responsável pelo licenciamento da Raposa nos esports. Nativa, Cebolinha, OTremBB, Igzinn, Vitin e o técnico DogBlack, que defenderam o Cruzeiro na última etapa, permanecem unidos, mas em uma nova organização. O contrato do elenco era de responsabilidade da E-Flix, que deixou de existir após o nascimento da Miners, fruto de uma parceria com a Netshoes.

GOD Unidas

O Olimpo foi reformulado e praticamente foi montado do zero. Alok10, Japex, Luffy, General e Fixa deixaram a equipe. Arruda e o técnico Zultra foram as únicas manutenções do elenco, que chega para disputar a LBFF 5 reforçado por Bops, Mike e Minuzzi, ex-B4.

SS

Também se encerrou uma era na SS, que agora não tem mais nenhum remanescente da formação campeã da LBFF 3. Aranha, Leal7 e o técnico Metal se despediram da organização, bem como Birino, Thuzão e Maxswell. Mts007 foi o único que continuou do time que vestiu a camisa da SS na LBFF 4. 

Jubinha e Phoenix, ex-Black Dragons (rebaixada no final da LBFF 4), foram as duas principais contratações da equipe, que anunciou também os novatos BuTon007 e Astro007. General, que comandou a Team oNe no título da Série B, chega como reforço técnico e trabalhará ao lado de Butter, ex-técnico da Vivo Keyd, que fará o papel de analista do time.

paiN Gaming

Antunes, D3 e Déco foram as baixas da paiN Gaming após a campanha que levou o time a disputar a Série de Acesso no final da LBFF 4. BLACK00, RiccK, KAYKE e Geerty permanecem no time, agora reforçado pela dupla ex-SS, Metal e Leal7. Cria da base, stiqz está na equipe tradicional desde o ano passado, e agora foi promovido ao elenco principal. Avenger, antes técnico do time, permanece na organização, mas agora comanda a Faz o P no emulador.

INTZ

Moreira e Batman foram as baixas da INTZ, que também disputou a Série de Acesso na última etapa. Lukaskn, Italo e Guerra seguiram no elenco, bem como VAZILY, que assumiu o papel de treinador do time. Aranha e Ruivo são as novidades.

Vivo Keyd

Autoboot e Butter foram as únicas baixas da Vivo Keyd após a LBFF 4. Kbção, DeadGOD e Modestia continuam no time, agora reforçado por Nando9, General e Stark, ex-técnico da Black Dragons. Reei segue na organização, mas como influenciador.

Team oNe

Os Golden Boys perderam o técnico General, mas seguem com os mesmos jogadores que foram campeões da Série B e disputaram a LBFF 4. O elenco formado por VN10, Bruno7, Azay, VTRx e Drzzy será comandado pelo técnico Dilons.

Meta Gaming

Os jogadores Caue, Guimons, Lost e Nickolas continuam na Meta Gaming, que também não mudou a comissão técnica, mantendo o treinador Nabozny e o analista Paranhos. As novidades são as chegadas de Yan7, ex-Black Dragons, e Draxx7. Pedro foi o único jogador que deixou a equipe.

Team Codasolid

Os campeões da Série B também praticamente não mudaram o elenco. Gohan deixou a equipe, mas Pão7 entrou como reforço e vai atuar ao lado de Maroto, Pec, Qualy, Ney e VitinXP, MVP na Série B. O time é comandado pela Croft, a primeira técnica que disputará a Série A da LBFF

team codasolid lbff croft
Team Codasolid é treinado por Croft, a primeira técnica mulher que disputa a Série A da LBFF (Foto: Reprodução/Instagram)

NT10

Vice-campeã da Série B, a Nitroxx disputará a Série A em parceria com a Top10. Chinês, Bonzai22, JHZZ, Romeu, SPIL e Victor7, que disputaram a segunda divisão e garantiram a vaga na elite, seguem na equipe. O único reforço é o técnico CapGui, ex-TG Gamers.

Los Grandes

Depois de ter sido rebaixada na LBFF 3, a Los Grandes está de volta à elite. RafaX e Mamute, que viveram o rebaixamento, seguiram na organização e disputaram a Série B ao lado de Biri, Biel e duzz

O elenco que defenderá a Los Grandes na Série A é o mesmo que disputou a Série B e Acesso. Gus e o técnico Cauan chegam para reforçar o elenco. Nachos, antes treinador da equipe, segue na comissão técnica como analista.