Representantes do Brasil no VALORANT Champions 2022, o Mundial da modalidade que começa nesta quarta-feira (1), LOUD e FURIA são espelhos para times do cenário local. Pensando nisso, o The Enemy conversou com thon e rik, treinadores de Los Grandes e Liberty, respectivamente. Os dois coachs falaram sobre diferenciais, momentos e motivos de outras equipes ainda não terem alcançado o nível das duas organizações mais consistentes do competitivo brasileiro de VALORANT neste ano.

LEIA MAIS

Características

Não é novidade que a LOUD é diferente das demais equipes brasileiras. O time liderado por Saadhak e Sacy dominou o cenário local durante este ano e demonstra estar em outro patamar. Os dois líderes, inclusive, são destaque para thon - que elogia e acredita que ambos influenciam positivamente na performance coletiva. 

“A LOUD tem alguns diferenciais bem importantes. Posso citar a mentalidade de campeão, a inovação tática no Brasil e a experiência internacional do saadhak e do sacy. Além disso, a própria dupla que tem mais experiência acerta em ficar na linha de frente como os dois iniciadores no mapa. São dois caras que estão há muito tempo juntos e já disputaram literalmente de tudo no cenário”, disse o coach da Los Grandes.

Já a FURIA passa muito mais pelo individual do que pelo conjunto, apesar de ter quatro jogadores atuando juntos há um bom tempo e dispor de uma estrutura sólida. Os Panteras recentemente contrataram dgzin e, a partir dele, conseguiram aumentar ainda mais o poder de fogo. Mesmo assim, rik alerta para o fato de que ainda é uma equipe com falhas.

“A FURIA conta muito com a skill individual dos seus jogadores e o nível de entendimento que o nzr tem do mapa. É um jogo estruturado, mas também uma adaptação rápida que surpreende os adversários. No Champions eles vão precisar entender suas brechas e saber que os times irão abusar delas. Saber responder será o diferencial”, opinou o treinador da Liberty.

valorant champions 2022 mundial de valorant istanbul furia loud
dgzin em ação pela FURIA no LCQ 2022 (Foto: Bruno Alvares/Pedro Pavanato/Riot Games)

Discrepância e motivos para tal

Como justificativa para explicar a vantagem de LOUD e FURIA sobre as outras equipes brasileiras, rik enaltece o suporte de alto nível disponibilizado por ambas as organizações a cada um dos jogadores. “LOUD e FURIA fornecem estrutura de time Tier 1 mundial e por isso seus jogadores estão sempre “on point” para jogar no mais alto nível”, afirmou.

Em contrapartida a isso, thon vê evolução no cenário brasileiro do jogo, mas crê que somente a LOUD esteja em um degrau acima dos demais times locais. “O que eu enxergo é que o nível do cenário subiu bastante de um tempo pra cá e hoje vejo apenas a LOUD como uma equipe muito acima das outras no Brasil. De resto, vejo que todas as equipes estão em um nível bastante balanceado”, disse.

Projeção... positiva!

Para finalizar, os dois responderam a pergunta que não quer calar: em relação ao nível brasileiro como região, LOUD e FURIA chegam bem servidas? Tanto thon quanto rik ficaram em cima do muro, mas apontaram diferenças de estilos de jogos entre os cenários nacionais e internacionais, além de serem unânimes em sugerir o bootcamp como uma boa forma de evoluir e chegar bem no Champions 2022, por exemplo.

“Eu diria que é meio a meio. Nossa região está sim forte, mas não ainda a nível internacional - com exceção da LOUD. Ainda precisamos melhorar bastante, pois seguimos errando, mais do que deveríamos, em coisas básicas do game. Isso não é algo que vemos com frequência em jogos do EMEA ou NA, por exemplo. Então com certeza o bootcamp ajuda bastante as equipes e também dá um gás a mais”, avaliou thon.

“Aqui no Brasil você consegue treinar muito bem contra times extremamente badalados (FURIA, LOUD, NiP, Leviatán, KRÜ, etc), que trazem um jogo duro mas não tem tanta adaptação rápida quanto Fnatic, FPX e outros times extremamente bons lá de fora. Usar esse tempo de bootcamp para entender essa adaptação e se preparar psicologicamente é a chave”, concluiu rik.

valorant champions 2022 mundial de valorant istanbul furia loud
LOUD a caminho do bootcamp em Madri, na Espanha (Foto: Divulgação/LOUD)

Campeonato

O VALORANT Champions 2022 acontece entre os dias 31 de agosto e 18 de setembro na cidade de Istambul, na Turquia. O torneio representa o Mundial de VALORANT deste ano e terá 16 equipes participantes de nove regiões diferentes, com LOUD e FURIA como representantes do Brasil.

Para saber tudo sobre a competição clique aqui.