Pela primeira vez, o Brasil estreou em um Masters de VALORANT com duas derrotas seguidas. Tanto Havan Liberty quanto Vivo Keyd não foram capazes de vencer seus respectivos primeiros compromissos em Berlim. Ainda assim, muitos brasileiros se mostraram esperançosos com o que a Keyd ainda pode mostrar no restante do evento.

A esperança vem da atuação de Keyd diante da Team Envy. Apesar do revés, os brasileiros fizeram dois mapas interessantes e poderiam ter saído vitoriosos. No primeiro mapa do confronto, a Icebox, os guerreiros chegaram a ficar há um ponto de fechar a partida no 12 a 10, mas sofreram o empate e a derrota de 15 a 13 na prorrogação.

Da mesma maneira que os fãs ainda apostam suas fichas na Keyd, os jogadores procuram se manter confiantes. Em entrevista concedida logo após o duelo diante da Envy, JhoW cravou para o The Enemy o seguinte: "Não tem nada acabado e sei que ainda temos muito para mostrar nesse campeonato".

Segundo ele, o nervosismo e questões extra-jogo não afetaram o elenco nesta estreia.

"O clima estava o melhor possível", cravou JhoW. "Estamos mantendo a mente blindada para qualquer coisa que aconteça fora do game. Inclusive estávamos muito centrados e focados e por isso entramos muito bem na Icebox. Infelizmente deixamos aquele mapa escapar, mas conseguimos por ritmo no time da Envy e faltou finalizar e mais atenção no meio e final dos rounds", completou.

JhoW cita que faltaram "detalhes" para a Keyd sair vitoriosa da sua estreia no Masters Berlin. Os tais detalhes se remetem principalmente a momentos que a equipe detinha vantagem no round e não o concluiu de forma positiva e também a conceitos básicos de jogo.

"A Envy parece muito com o nosso time. Jogam bastante no improviso e são muito bons de mira. Nisso acaba que cada detalhe pune um pouco. Por exemplo, perdemos alguns econômicos, vacilamos em algumas rodadas e tudo isso é fundamental. Para uma equipe que quer ser campeã, temos que minimizar ao máximo os nossos erros. Isso quer dizer que precisamos sempre trocar juntos, jogar juntos e não afobar na comunicação, pois tudo isso faz total diferença."

Keyd, VALORANT, Masters Berlin
Colin Young-Wolff/Riot Games

No momento, os próximos da Vivo Keyd no Masters são apenas esperar e se preparar. O próximo jogo dos brasileiros será apenas na terça-feira (14), às 13h (horário de Brasília). O adversário ainda não está definido e será o perdedor do confronto entre ZETA Division e KRU Esports, o qual acontece neste domingo (12), às 10h.

A preparação, no entanto, começa já.

"Nós vamos assistir o jogo entre KRU e ZETA, analisaremos ambos com mais calma e prepararemos mais coisas para este segundo jogo. Também vamos focar em pecar menos em rounds econômicos e forçados e aí sim mostrar o real potencial do nosso time", disse JhoW. 

Antes de se despedir, o jogador revelou que acredita em vitória da KRU. Com isso, o adversário da Keyd seria a ZETA. A preparação da qual ele mencionou anteriormente se mostrará muito importante, já que ele admite não conhecer muito do possível oponente.

"Não acompanho muito o cenário deles, mas sei que todos que estão aqui são muito fortes", afirmou. "Qualquer detalhe que pecarmos vamos ser punidos, então não podemos vacilar. Qualquer errinho, seja de mira ou posicionamento, aqui fora é fatal", finalizou.

Caso perca mais um jogo, a VK será automaticamente eliminada do campeonato. Mas duas vitórias seguidas já coloca os brasileiros nos playoffs do Mundial, pela primeira vez na história.