A Twitch anunciou a criação do Conselho de Segurança de Moderação para a plataforma, grupo de especialistas que ajudará a Twitch a definir melhor suas políticas de uso, visando o crescimento de sua comunidade como um todo.

Entre as funções do Conselho estão a elaboração e atualização de suas políticas de uso; sugerir melhorias para moderação e segurança do streaming; e promover hábitos saudáveis de transmissão. O grupo é formado por profissionais de segurança online e também por streamers da própria Twitch.

A criação do Conselho vem em meio a uma onda de banimentos sofridos por streamers de grande porte no Brasil: Jukes, Rakin, YoDa e Jovirone são apenas alguns dos nomes que foram suspensos temporariamente pela plataforma, em um suposto endurecimento na execução de suas políticas de uso.

Os quatro casos são bastante similares, e giram em torno de ofensas verbais. YoDa, inclusive, chegou a ser banido duas vezes consecutivas; a segunda incidência ocorreu após o uso da palavra "megazord", em alusão ao termo "mongoloide", que já apareceu em outros banimentos da plataforma. Posteriormente, o streamer retuitou o anúncio do Conselho de Segurança.

Tanto YoDa quanto Rakin, Jukes e Jovirone já cumpriram sua suspensão dentro da Twitch e estão realizando suas transmissões normalmente.