Lorota, lengalenga, farofa, papo furado, conversa fiada... Existem diversas definições para o famigerado trash talk e, nos eSports, essa tática é comumente usada.

Seja em jogos de lutinha, estratégia em tempo real ou tiro em primeira pessoa, os jogadores têm costume de provocar e/ou insultar seus adversários.

Às vezes o trash talk excede limites e se torna algo muito sério, às vezes tudo é levado como brincadeira e às vezes algumas atitudes equivalem a mil provocações. 

Abaixo você confere uma lista com os melhores trash talks registrados nos e-sports, até o momento.

Se não sabe jogar, não picka

O áudio aberto do CBLoL costuma ser uma mina de farpas e xingamentos. Um dos mais marcantes, provavelmente, foi o de Felipe “YoDa” Noronha ao jogar contra a paiN nas semifinais da primeira etapa de 2017. Logo depois da RED Canids eliminar três jogadores da paiN, incluindo Gabriel “Kami” Santos, YoDa gritou “Kami, você não sabe jogar de Katarina!”.

Katarina, vale citar, é uma campeã que não aparece tanto no meta do League of Legends, mas com a qual YoDa conseguia jogar muito bem. Infelizmente para Kami, ele havia escolhido justamente essa campeã no duelo contra a RED Canids.

Dinheiro fácil!

Aqui temos Ian "Eikelmann" Mooney contra Jason "Bizzarro Flame" Yoon no campeonato de Super Smash Bros. Melee durante a edição de 2015 do Apex. Ambos jogadores de Ganondorf.

Contudo, quem deveria estar no lugar de Eikelmann deveria ter sido outro jogador, Roustane "Kage the Warrior" Benzeguir, considerado um dos melhores "main Ganon" do meio.

Eikelmann deu uma resposta amigável quando questionado como ele reagiu ao saber que Kage não participaria do torneio por conta de uma doença.

Já Bizz... Chamou Kage de FRAUDE e afirmou que Eikelmann no lugar de Kage é "dinheiro fácil". Trash talk de alto nível.

Você é um lixo

Durante a mágica campanha do PGL Kraków, quando conquistaram o segundo lugar, os brasileiros da Immortals enfrentaram a BIG nas semifinais em uma partida repleta de farpas. A mais marcante, certamente, é a de Vito “kNg” Giuseppe, que ao conseguir uma eliminação extremamente improvável, olhou diretamente para Nikola "LEGIJA" Ninić e disparou “Você é um lixo! Você é fraco!”.

A Immortals avançou para a grande final do evento, onde foi derrotada por 2 mapas a 1 contra a Gambit.

Esse cara precisa aprender a ficar de boas

Além das polêmicas que o Apex acumulou ao longo de seus 7 anos de existência, houveram diversos momentos icônicos de trash talk, já que os adversários davam uma palavrinha antes de cada partida.

Obviamente isso só poderia dar muito errado, ainda mais se uma intriguinha já existente estivesse rolando entre os participantes, tal qual aconteceu entre William "Leffen" Hjelte e Kashan "Chillindude" Khan.

Os dois haviam discutido no Twitter após Leffen comentar sobre a organização Liquid que Chillindude fazia parte e resolveram acertar suas diferenças jogando Super Smash Bros. Melee no Apex 2015, ambos como "main Fox".

Entrega Newba

Essa vem diretamente dos tempos de CS 1.6, quando Lincoln “fnx” Lau já brilhava. Representando a FireGamers na ESWC 2010, o jogador tirou onda com os vice-campeões da CNB no último round da partida. Destaque também para Bruno “bit” Lima, com “Seu ridículo, que fake é esse?”.

Ações valem mais que mil palavras

Na EVO 2011, não foi preciso que Lee "Poongko" Chung Gon dissesse nada: ele apenas tirou a jaqueta, tirou o cinto e bebeu uma latinha de Red Bull inteira antes de lutar contra Daigo Umehara, The Beast, no torneio de Super Street Fighter IV.

O hype foi às alturas com esse trash talk em forma de provocações corporais já que, na época, Daigo estava jogando com Yun, considerado um dos melhores bonecos do jogo; enquanto que Poongko jogava de Seth.

A partida acabou em 2 a 0 para Poongko, com Daigo levando um perfect lindo de se ver. 

Nice Caveira Play

Durante o Six Invitational de 2019, a Team Liquid estava com a classificação por um fio contra a Mock-It. Graças a um belíssimo clutch de Thiago “S3xyCake” dos Reis, a vitória veio para os brasileiros, que seriam eliminados nas quartas de final pela Team Empire.

As farpas tiveram origem antes do início da partida, quando a Liquid pediu que nenhum dos times escolhesse a Operadora Caveira, que possuía um bug e dava vantagem ao jogador que a utilizasse. A Mock-It recusou, e após serem derrotados, Guilherme “gohaN” Alf cumprimentou todos os jogadores com “Nice Caveira play”, que pode ser traduzido para “Boa jogada com a Caveira”.

Infelizmente para gohaN, seu desligamento da Team Liquid veio logo após o torneio. À época, o manager Rafael Queiroz afirmou que a justificativa era disciplinar, mas negou que o episódio do Invitational estava relacionado com a decisão de tirar gohaN do time.

Download completo

Em 2016, os jogos de luta como e-sports eram um conceito em ascensão. Aconteceu até da ESPN transmitir as finais de Street Fighter V da EVO naquele ano - e havia um brasileiro disputando o torneio, inclusive: Keoma Pacheco.

Quem chegou às finais, no entanto, foram Keita "Fuudo" AiLee "Infiltration" Seon-woo, sendo o ganhador do torneio este último. Ao ganhar, Infiltration mandou o icônico "download complete", definindo sua vitória a partir disso.

Para quem não sabe, Infiltration é conhecido por dominar vários bonecos em Ultra Street Fighter IV com facilidade. Além disso, ele derrotou Fuudo 2x no campeonato de SFV, já que ele estava na Winners Bracket, então precisou ser vencido 1x para se igualar com Infiltration na Losers Bracket.

Ao vencer Fuudo pela segunda vez, Infiltration usou o termo "download complete", que se refere a basicamente ao momento em que um adversário consegue memorizar o estilo de luta do outro, como se estivesse baixando os dados do oponente para seu hard drive. Trash talk de vencedor.

k0nfig x KennyS

Fugindo um pouco dos brasileiros, em 2017 fomos agraciados com um excelente “Boa sorte, Kenny. Eu vou te f****” vindo de Kristian "k0nfig" Wienecke. Jogador da North, o dinamarquês tinha encontro marcado com Kenny "kennyS" Schrub e os franceses da G2 na grande final.

Nesse caso, o peixe morreu pela boca, e a G2 atropelou a North por 3 a 1 na final, com direito a um 16x5 na Cobblestone e um 16x3 na decisiva Inferno.

Resolvendo diferenças nas lutinhas

A comunidade de jogos de luta é conhecida por sua recepção calorosa, mas também existem pessoas tóxicas no meio e Low Tier God (Dale Emanuel Wilson) é um deles.

Após falar uma enorme quantidade de besteiras sobre Jay “BT Viscant” Snyder praticamente de graça, os dois finalmente resolveram suas diferenças em um Wednesday Night Fights da Level|Up, jogando Ultra Street Fighter IV.

O trash talk é agressivo e os motivos são compreensíveis (embora não justificáveis) e Viscant ainda devolve tudo que estava entalado na garganta após sua vitória sobre Low Tier God.