A Riot Games anunciou o planejamento global para o cenário competitivo de Valorant em 2021. O Valorant Champions Tour, nome que foi dado ao Circuito, terá três níveis diferentes de campeonatos: Challengers, Masters e Champions.

Os Challengers são torneios menores, com qualificatórias abertas e focados em revelar novos talentos e também criar rivalidades regionais. Os Masters, por sua vez, já possuem uma peneira mais fina, e são dedicados aos melhores times de cada região.

As melhores equipes dos Masters avançam para o Champions, torneio análogo a um campeonato mundial, marcado para acontecer somente no fim de 2021 e coroar o melhor time de Valorant no mundo.

De acordo com o calendário divulgado pela Riot, serão três eventos Challengers no ano, organizados por empresas parceiras - como aconteceu na Série de Ignição. Cada um será subdividido em três torneios menores, que enfim classificarão as melhores equipes para a final Challenger.

Naturalmente, as equipes que mandarem bem nos Challengers serão qualificadas para os Masters. Inicialmente, os Masters serão realizados regionalmente, mas assim que a pandemia de COVID-19 for superada, a Riot planeja transformá-los em torneios internacionais presenciais.

Depois de três eventos Masters, haverá ainda um qualificatório Last Chance para que os últimos times garantam vaga no Champions, o torneio mundial.

Cada região recebeu um número determinado de vagas garantidas no Champions, e ainda pode conquistar uma vaga extra por meio do Last Chance; além disso, o time campeão do terceiro evento Masters também está automaticamente classificado.

Dentre as 16 vagas totais, o Brasil possui duas garantidas, e pode conquistar uma terceira caso algum de seus representantes tenha boa performance no Last Chance.

O circuito está planejado para começar no fim de janeiro de 2021, marcando a primeira grande empreitada da Riot Games em tornar Valorant um sucesso do esporte eletrônico.