Após uma longa análise, a Riot Games anunciou nesta segunda-feira (13) que a E-Flix, detentora da equipe Netshoes Miners no CBLOL deverá mudar de patrocinadora até 31 de maio de 2022, data que antecede o início da Segunda Etapa do campeonato. A decisão foi divulgada nos canais oficiais do LoL Esports BR.

Entendendo o problema

Em 15 de julho de 2021, a Magalu (conglomerado brasileiro que detém diversas marcas) anunciou para o mercado a compra da KaBuM, empresa de comércio eletrônico que possui uma equipe de esports (a KaBuM! e-Sports) e está presente no cenário brasileiro de League of Legends desde 2013.

Como a Magalu também é detentora da Netshoes, que por sua vez era a patrocinadora master da Netshoes Miners, o acordo configuraria uma marca maior sendo detentora de duas equipes dentro das franquias do CBLOL, a Netshoes Miners e a KaBuM! e-Sports. Isso fere o regulamento da Riot Games no pretexto de integridade competitiva, ou seja, em tese uma das equipes poderia beneficiar a outra na tabela em caso de confronto direto. Para impedir qualquer problema futuro e agindo com a transparência habitual, a Riot analisou e agiu sobre o imbróglio, anunciando sua decisão hoje.

A Netshoes Miners possui equipes em outras modalidades, como Free Fire

Imagem: Bruno Alvares/Garena

A decisão

A Riot Games determinou que a E-Flix mude de patrocinador para a Segunda Etapa do CBLOL 2022, mas permitiu que a Miners continue com o seu patrocínio da Netshoes para a Primeira Etapa.

A Janela de Transferências do CBLOL encerrou-se na quinta-feira (09/12) às 23:59, e com isso o planejamento e inscrição de atletas por todas as equipes do cenário. Por se tratar de uma decisão com impactos financeiros no planejamento da equipe e que necessita de tempo para acontecer, a desenvolvedora cedeu a Primeira Etapa de 2022 para a E-Flix trabalhar nos bastidores a troca de patrocínio da Miners, que deverá ocorrer até 31 de maio de 2022, data que antecede o início da Segunda Etapa do CBLOL.

Como uma das principais modalidades de esports no Brasil e no mundo, diversas marcas e organizações de esports certamente enxergarão a oportunidade de entrar no sistema de franquias do CBLOL com a mudança obrigatória. Lembrando que diversas organizações como Vivo Keyd, Black Dragons, entre outras, foram recusadas quando tentaram entrar nas franquias para o ano de 2021.