Quer torcer pelos brasileiros no Six Invitational, mas não está entendendo bem o que acontece na tela? O The Enemy preparou um guia com o básico do Rainbow Six Siege para não ficar perdido durante o importante torneio. Confira:

O Básico

O Competitivo de R6 conta com duas equipes de cinco jogadores, que se degladiam em uma partida de melhor de 13 rounds. Para vencer, é necessário conquistar sete rodadas; caso haja empate em 6 a 6, o jogo vai para a prorrogação, e o vencedor é aquele que vencer dois rounds primeiro. Assim, se encerra um “mapa”.

Os times são divididos entre ataque e defesa, e trocam de função no sétimo round de cada mapa. O desafio do time de ataque é invadir as bombas adversárias e plantar um desativador, que desligará o explosivo.

Naturalmente, o time de defesa precisa manter os adversários longe das bombas; caso os atacantes consigam plantar o desativador, a defesa ainda pode desligá-lo - mas o tempo para isso é limitado.

Em qualquer um dos lados, é possível vencer o round eliminando todos os adversários. A única exceção é quando o desativador já está plantado: o time de defesa precisa inibir o desativador para automaticamente vencer o round, apenas eliminar todos os jogadores do ataque não é suficiente.

Reprodução/Ubisoft

Para ajudar as equipes em suas missões, Rainbow Six possui diferentes Operadores - soldados de vários países que possuem habilidades, armas e equipamentos específicos. Na defesa, por exemplo, há um Operador que consegue fortalecer paredes com uma barreira de metal. Para contra-atacar isso, a ofensiva pode usar um soldado que explode essa fortificação com uma carga térmica.

Naturalmente, alguns jogadores têm mais facilidade com um ou outro Operador, e as habilidades de cada um podem se encaixar melhor em mapas específicos. Por isso, antes de se iniciar um mapa, cada time bane dois Operadores da partida, que nenhuma das equipes poderá usar.

O mesmo vale para selecionar os mapas em que o jogo acontecerá - alguns times tem mais facilidade na Casa de Campo do que no Litoral, por exemplo. Em partidas oficiais, as escolha de mapas funciona de maneira diferente dos jogos ranqueados: ao invés dos 18 mapas que estão disponíveis em jogos comuns, os profissionais possuem apenas sete opções: Consulado, Banco, Litoral, Villa, Kafe, Casa de Campo e Fronteira.

Dentro dessas sete opções, as duas equipes adversárias passam pelo processo chamado “Veto de mapas” para escolher e banir mapas de acordo com a estratégia de cada time.

E o Six Invitational?

A fase de grupos do Six Invitational 2020 começa em 7 de fevereiro, e tem quatro times brasileiros no páreo: Liquid, Ninjas in Pyjamas, FaZe e MIBR. A competição tem 16 times no total, e apenas os oito melhores prosseguem para os Playoffs.

Reprodução/Ubisoft

Clique aqui para conferir nosso guia completo do torneio, com chaveamentos, formatos e tudo que você precisa saber sobre o Six Invitational.