Quer torcer pros brasileiros da Team Liquid no Six Invitational, mas não está entendendo bem o que acontece na tela? O The Enemy fez um guia com o básico do Rainbow Six Siege para não ficar perdido durante o importante torneio. Confira:

O Básico

O Competitivo de R6 conta com duas equipes de cinco jogadores, que se degladiam em uma partida de melhor de 13 rounds. É necessário ganhar sete rodadas para ganhar, e caso haja empate em 6 a 6, o jogo vai para a prorrogação, e o vencedor é aquele que vencer dois rounds primeiro. Assim, se encerra um “mapa”.

Os times são divididos entre ataque e defesa, e trocam de função no sétimo round de cada mapa. O desafio do time de ataque é invadir as bombas adversárias e plantar um desativador, que desligará o explosivo.

Naturalmente, o time de defesa precisa manter os adversários longe das bombas; caso os atacantes consigam plantar o desativador, a defesa ainda pode desligá-lo - mas o tempo para isso é limitado.

Em qualquer um dos lados, é possível vencer o round eliminando todos os adversários. A única exceção é quando o desativador já está plantado: o time de defesa precisa inibir o desativador para automaticamente vencer o round, apenas eliminar todos os jogadores do ataque não é suficiente.

Reprodução/Ubisoft

Para ajudar as equipes em suas missões, Rainbow Six possui diferentes Operadores - soldados de vários países que possuem habilidades, armas e equipamentos específicos. Na defesa, por exemplo, há um Operador que consegue fortalecer paredes com uma barreira de metal. Para contra-atacar isso, a ofensiva pode usar um soldado que explode essa fortificação com uma carga térmica.

Naturalmente, alguns jogadores têm mais facilidade com um ou outro Operador, e as habilidades de cada um podem se encaixar melhor em mapas específicos. Por isso, antes de se iniciar um mapa, cada time bane dois Operadores da partida, que nenhuma das equipes poderá usar.

O mesmo vale para selecionar os mapas em que o jogo acontecerá - alguns times tem mais facilidade na Casa de Campo do que no Oregon, por exemplo. Em partidas oficiais, as escolha de mapas funciona de maneira diferente dos jogos ranqueados: ao invés dos 18 mapas que estão disponíveis em jogos comuns, os profissionais possuem apenas sete opções: Consulado, Banco, Litoral, Mansão, Oregon, Casa de Campo e Fronteira.

Dentro dessas sete opções, as duas equipes adversárias passam pelo processo chamado “Veto de mapas” para escolher e banir mapas de acordo com a estratégia de cada time.

Regras curiosas

Apesar de ter mais de 40 Operadores disponíveis, nem todos podem ser usados em jogos oficiais de R6: Lion, Nomad e Kaid estão banidos de campeonatos no atual momento.

Reprodução/Ubisoft

Lion é um operador de ataque que está em quarentena, pois desde o seu lançamento foi um dos personagens mais banidos em partidas profissionais. O problema está em seu dispositivo de assinatura, que permite escanear o mapa e detectar a localização de jogadores inimigos, dando uma grande vantagem aos atacantes. Por isso, a Ubisoft está trabalhando para deixá-lo mais equilibrado competitivamente.

Já Nomad (ataque) e o Kaid (defesa) são operadores novos, e por esse motivo estão sendo testados competitivamente antes de entrarem de vez no cenário.

Outra grande diferença dos jogos competitivos é a ausência do placar na tela, algo que muda bastante a dinâmica das partidas.

Um exemplo que gosto de usar é o de que muitas vezes é possível ver um pro player incapacitando um oponente, mas não avançando para confirmar a eliminação, pois ele não sabe que derrubou o adversário. Nas casuais e ranqueadas você consegue saber disso, pois uma pontuação específica irá aparecer na sua tela”, explica o analista do Brasileirão de Rainbow Six 2019, Guilherme “Guille” Scalfi.

E o Six Invitational?

O torneio já está em sua fase de mata-mata: a Team Liquid é a única representante brasileira restante, já que FaZe, Immortals e Ninjas in Pyjamas estão eliminadas.

Agora, só a vitória interessa: os Playoffs acontecem em formato melhor de três - ou seja, é preciso vencer dois mapas para avançar no campeonato, e o time derrotado se despede do torneio. A única exceção de formato é a grande final, que será em melhor de cinco.

O primeiro duelo da Liquid é contra a Empire, que ficou em primeiro lugar no grupo B. Confira a tabela completa:

O Six Invitational é um dos torneios mais importantes no circuito profissional de Rainbow Six Siege, e apesar da força do cenário brasileiro, o título seria inédito para o país.