Acontece entre os dias 13 e 15 de novembro o Classificatório Final do First Strike, o pontapé inicial da Riot Games no cenário de Valorant. O The Enemy conversou com a comentarista e jogadora profissional de Valorant, Natália “nat1”, que falou suas expectativas com relação a competição e apontou dez equipes favoritas e que podem surpreender no First Strike.

As 32 equipes que disputam o Classificatório Final foram definidas depois de quatro Classificatórias Abertas, que recebeu desde grandes organizações até times recém-formados/amadores. As oito melhores do Classificatório Final estarão no evento principal do First Strike, que acontecerá entre os dias 3 e 6 de dezembro, nos estúdios da Riot Games, em São Paulo. A premiação total é de R$ 200 mil.

Nat1 elegeu Gamelanders, paiN Gaming, B4, Bottom Fraggers e RED Canids como potenciais equipes para ficar de olho no decorrer do campeonato:

Gamelanders (#1 no ranking da Liquipedia): Leonardo “mwzera”, Walney “Jonn”, Jonathan “JhoW”, Guilherme “Nyang”, Fernando “fznnn”

"A Gamelanders já mostrou uma sintonia bem forte nos campeonatos que disputou no primeiro semestre de lançamento do Valorant e conseguiu resultados expressivos, como o primeiro lugar no Gamers Club Ultimate I"

paiN Gaming (#3 no ranking da Liquipedia): Murillo “murizzz”, Pedro “ole”, Vitor “kon4n”, Matheus “matheuzin”, André “Txozin”, Vinícius “Veroneze” (Reserva)

"A paiN demorou para encaixar e conseguir bons resultados, mas está mostrando cada vez mais a sua força desde que levantou o troféu da GC Ultimate II. Durante o First Strike, é esperado que a equipe mostre um estilo de jogo diferente devido a entrada do Veroneze (que substitui o ole, afastado no tratamento de tendinite)"

B4 (#5 no ranking da Liquipedia): Wellington “akemy”, Bryan “pANcada”, Vinicius “V1nNy”, Leandro “frz”, Alexandre “xand”

"A B4 não vem em boa fase e não teve resultados expressivos nos últimos campeonatos, mas acredito que ainda é um time para ficar de olho. Tem jogadores com muita experiência no CrossFire e isso pode contar muito a favor deles, principalmente se avançarem para um eventual stage"

Bottom Fraggers (#2 no ranking da Liquipedia): Hiago “delevingne”, Matheus “dragonite”, Gabriel “v1xen”, Leonardo “fzkk”, Gustavo “krain”

"A Bottom Fraggers tem um estilo de jogo bem agressivo e se mostrou bem estável conseguindo bons resultados nos últimos campeonatos. Recentemente o time foi campeão do Spike Series e com certeza é um favorito a vaga no evento principal e ao título do First Strike"

RED Canids (#6 no ranking da Liquipedia): Matheus “Pepa”, Gustavo “Sacy”, André “masu”, Julio “pollo”, Wallacy “prozin”

"A RED se classificou no primeiro qualificatório, passando por cima de paiN Gaming e Team oNe, que são duas grandes equipes. O resultado com certeza mostra a força da Matilha e por isso é uma equipe a se observar no First Strike"

Possíveis surpresas

InGaming, DETONA, Vivo Keyd, DELIRAWOWZK e Falkol são os times que, segundo Nat1, devem surpreender durante o First Strike.

"Finalista no Valorão e no Spike Series, a InGaming ainda não conquistou nenhum título, mas pode surpreender na corrida por uma das oito vagas no final de semana. Reformulada recentemente, a DETONA pode acabar surpreendendo porque falta material de estudo para as outras equipes, não sabemos o que esperar. A Vivo Keyd foi a primeira equipe que começou a treinar em uma gaming house, venceu o Valorão e tem mostrado uma evolução a semanas, enquanto a DELIRAWOWZK aposta na experiência individual e na sincronia do elenco".

Por último, a Falkol também é uma potencial incógnita para os adversários: reformulado recentemente, o time é o resultado da união de jogadores experientes que vieram do Counter-Strike e jovens talentos, o que pode ser uma receita de sucesso. Disputando o Spike Series com a nova formação, o time terminou em terceiro lugar e mostrou que pode brigar por uma vaga no presencial do First Strike.

Expectativas

Nat1 elevou as expectativas acerca do Classificatório Fechado e exaltou que é o momento de provação das equipes.

O First Strike é o primeiro campeonato (de Valorant) da Riot Games no Brasil, todos estavam esperando e treinando para isso há tempos, algumas equipes até deixaram de disputar campeonatos para segurar o tático e finalmente chegou a hora de se provar. Todos os times e jogadores vão dar o máximo de si e tenho certeza que a competição vai ser muito disputada, incluindo zebras e grandes nomes ficando de fora [do evento principal]”, disse Nat1, que ainda elogiou o sistema de seeds adotado pela Riot. A desenvolvedora adotou o ranking da Liquipedia para sortear os confrontos iniciais do Classificatório.

Acredito que a escolha da Riot foi acertada. Vai evitar que times favoritos se encontrem logo de cara nas primeiras fases”, continuou.

Confrontos do Qualificatório Final do First Strike

 

O Classificatório Final será disputado no formato de eliminação simples (mata-mata), com todos os confrontos no formato MD3. As primeiras partidas acontecem nesta sexta-feira, sem transmissão. A partir do sábado (14), com os 16 melhores times definidos, os jogos serão transmitidos nos canais oficiais da Riot Games a partir das 13h (horário de Brasília), com Bernardo “BiDa”, Nícolas “Nicolino”, Guilherme “Spacca” e Letícia “LET” comandando a bancada.