A RED Canids já está na Coreia do Sul para a disputa do Mid-Season Invitational 2022 de League of Legends. Os brasileiros embarcaram para o país sede da competição dois dias depois de vencer o CBLOL, no dia 26 de abril. A Matilha está no Grupo B da competição com Istanbul Wildcats (Turquia), PSG Talon (Pacífico) e RNG (China), e tentará uma vaga para a fase seguinte em uma tarefa nada fácil.

Leia mais:

Fizemos um levantamento do retrospecto de confrontos entre o Brasil e as três regiões adversárias no MSI. Até o final de 2016, os brasileiros tinham um saldo positivo, mas de 2017 até agora ficamos devendo. Isso coincide com a queda de rendimento brusca que a região verde e amarela teve no cenário internacional. Veja os números abaixo:

Brasil vs Turquia

Confrontos: 26
Vitórias brasileiras: 13

Vitórias turcas: 13

Apesar da distância geográfica, Brasil e Turquia sempre foram rivais no cenário emergente do LoL. Isso porque as regiões se enfrentaram em séries importantes no começo do cenário internacional para ambas, principalmente em 2015 e 2016. Em 2015, a INTZ foi derrotada na final do IWCI na Turquia por 3-1, em final marcada pela polêmica dos celulares e da torcida turca que lotou a Volkswagen Arena, em Istambul. A mesma INTZ, do “Exodia”, cobrou tempos depois, batendo a Dark Passage na final do IWCQ 2016 disputado em Curitiba e ficando com a vaga para o Mundial daquele ano.

INTZ Revolta

Revolta após a vitória contra a Dark Passage em 2016

Imagem: Bruno Alvares/Riot Games

Após o final dos torneios Wildcard e a criação da Fase de Entrada do MSI e Mundial, o confronto entre Brasil e Turquia dependeu bastante do sorteio dos grupos. Mesmo assim, as regiões se encontraram em cinco dos nove campeonatos internacionais seguintes na fase de grupos, com o seguinte retrospecto:

  • Empate em 1-1: RED 2017 e KaBuM 2018 (MSI)
  • Vitória brasileira por 2-0: paiN 2021
  • Vitória turca por 2-1 (Grupos + Desempate): Flamengo 2019
  • Vitória turca por 3-1 (Md5): Team oNe 2017

Apesar do retrospecto negativo nos últimos anos, em 2021 a paiN Gaming venceu seus dois confrontos em um grupo muito parecido com o da RED para este MSI, mas ficou de fora da fase seguinte ao perder seus outros confrontos.

Brasil vs Pacífico/LMS

Confrontos: 4
Vitórias brasileiras: 1

Vitórias da LMS: 3

paiN Gaming MSI

paiN durante a partida contra o PSG Talon, no MSI 2021

Imagem: Riot Games

Por ser considerada uma região major, Brasil e Pacífico (região macro que compreende Taiwan, Hong Kong, Macau e Sudeste Asiático) se enfrentaram poucas vezes na história.

O primeiro confronto data do Mundial 2015, no que ainda é considerado a melhor campanha internacional do Brasil. Naquele ano a paiN Gaming de Kami e brTT venceu o IWCQ e caiu no grupo da Flash Wolves na fase de grupos do Worlds, vencendo um confronto e perdendo o outro contra os taiwaneses.

A organização voltaria a enfrentar uma equipe da região seis anos depois, na Fase de Grupos do MSI 2021, quando a paiN perdeu seus dois confrontos para a PSG Talon, mesma adversária da RED Canids agora em 2022.

Brasil vs China

Confrontos: 3
Vitórias brasileiras: 1

Vitórias chinesas: 2

INTZ Worlds

INTZ após vencer a EDG na estreia do Worlds 2021

Imagem: Riot Games

Três vezes campeã do Mundial, três vezes vice e com três títulos de MSI, a China é uma das principais regiões competitivas do League of Legends mundial. Não à toa foram poucas as vezes que uma equipe brasileira conseguiu testar o seu nível contra uma titã da região, mas certamente qualquer fã de LoL ao redor do mundo irá se lembrar de quando o Brasil ainda mal chegava ao cenário internacional e a INTZ venceu seu confronto contra a campeã chinesa EDG no Mundial 2016.

Foi uma das maiores surpresas da história do League of Legends, e algo que traz orgulho até hoje para qualquer fã brasileiro. Depois da vitória na estreia, no entanto, os Intrépidos se perderam e foram derrotados nas próximas cinco partidas, incluindo a revanche contra a EDG no jogo de volta. O Brasil só voltaria a enfrentar uma equipe chinesa no Mundial 2021, quando a RED Canids perdeu seu confronto para a LNG na Fase de Entrada.

MSI 2022

A RED Canids já tem a sua agenda definida contra Istanbul Wildcats, PSG Talon e Royal Never Give Up. Se prepare para acordar cedo, já que o campeonato acontece na Coreia do Sul, que está 12h à frente do Brasil no fuso horário, fazendo com que as partidas aconteçam durante a manhã e madrugada. Veja a agenda abaixo: