Desde terça-feira (2), imagens de falas com injúrias raciais feitas em 2017 pelo top laner de League of Legends da RED Canids, Guigo, têm aparecido nas mídias sociais, principalmente o Twitter. No dia seguinte, quarta-feira (3), a organização se posicionou após pressão dos torcedores e investigações internas, e comunicou ao público por meio de nota oficial que o jogador será multado em 70% do seu salário pelos próximos três meses, e o dinheiro será revertido para instituições que lutam pela equidade racial no Brasil.

O atleta também se pronunciou, admitindo as mensagens enviadas. "As conversas divulgadas fazem parte de um grupo de Facebook Messenger que eu fazia parte, mais ou menos em 2017. Nessa época, com 14/15 anos, antes de entrar pra RED, eu não entendia o peso das minhas atitudes", disse Guigo. A idade do jogador na época e os cinco anos que separam a injúria racial do momento atual foram considerados atenuantes para a punição escolhida pela RED Canids.

Sobre isso, a organização comentou: "Desde que ingressou na nossa organização, Guigo sempre apresentou comportamento exemplar. O atleta compreendeu a gravidade de seus atos, ainda que cometidos no passado, antes de começar a trabalhar conosco. Independente do amadurecimento, mudança de comportamento e arrependimento por parte do Guigo, sabemos que ações devem ser tomadas no sentido de reparar de alguma forma os danos causados".

A RED Canids ainda anunciou que tomará ações junto de profissionais qualificados que possam instruir todos que fazem parte da organização para que todos entendam e aprendam sobre a seriedade desses temas.

Leia mais:

Público pressiona TitaN e RED Canids

Não é o primeiro caso de racismo que surge no cenário de esports neste ano ou no passado. Em um dos últimos, que resultou na demissão do Suporte Frosty da LOUD Academy pouco após o anúncio de sua contratação, o Atirador da RED Canids, TitaN, durante transmissão, rebateu as desculpas feitas por Frosty e a idade do jogador durante o fato. "Não é só pedir desculpas. 16 anos você já está consciente do que é certo e do que é errado". Na transmissão também é possível ouvir o Atirador conversar com Guigo a respeito, quando o top laner diz que "Dependendo da idade dá até para passar pano", ao qual TitaN discorda veementemente. "Desde pequeno você já deve ser consciente que racismo é algo inaceitável".

O clipe foi compartilhado por diversos torcedores, marcando os dois jogadores e a organização nas publicações. TitaN se pronunciou pouco tempo depois, dizendo que não havia mudado de opinião e que Guigo já havia sido punido (pela RED Canids), mas que isso não significava que ele concordava com a punição, e que não iria "passar pano" para ninguém.

Apesar da ação tomada pela organização, a comunidade ainda cobra uma punição mais severa pelo ato do jogador, comentando acerca de suspensões ou banimentos, além de outras ações socioeducativas. A RED Canids não se pronunciou sobre os pedidos além da primeira nota já publicada.

Punição acontece em momento chave para a RED no CBLOL

A RED é a atual bicampeã do CBLOL, terceira colocada na Segunda Etapa e já classificada como Top 4 para os playoffs, mas ainda assim não vive o seu momento mais forte no League of Legends. Nas últimas quatro semanas venceu uma partida e perdeu outra, tendo vida difícil mesmo nas vitórias, fazendo com que o Caçador da equipe, Aegis, publicasse sua visão no final de julho sobre a fase atual da equipe:

"Nesse Split a RED é um time totalmente desconexo e perdido no meta [...]. Depois de semanas questionando eu percebi que não estamos indo para direção alguma, estamos perdidos e as coisas precisam mudar. Amo muito jogar com esse time, me divirto e temos um potencial imenso, farei o meu melhor para subirmos essa montanha de novo".

Ainda buscando reencontrar sua melhor forma, a RED não anunciou qualquer tipo de suspensão de Guigo pela injúria racial cometida no passado, mas a expectativa é que o jogador não atue neste final de semana, que marca a última semana da fase de grupos. Lembrando que o top laner tem revezado posição com Boal.

O The Enemy procurou a Riot Games sobre algum posicionamento ou ação após a injúria cometida pelo top laner, mas não recebeu retorno até a publicação desta matéria, que será atualizada caso tenha novidades.