A Riot Games divulgou nesta sexta-feira (3) as escalações oficiais para a Segunda Etapa do CBLOL 2022, tanto o campeonato principal quanto o Academy. A janela de transferências do campeonato aconteceu entre 24 de abril e 25 de maio, e as organizações podiam inscrever de 12 a 15 jogadores que poderiam ser usadas em ambas ligas, além dos respectivod técnicos.

O CBLOL retorna para a sua última etapa do ano no sábado, 11 de junho, logo de cara com o confronto entre RED Canids e paiN Gaming, finalistas da Primeira Etapa. Na ocasião, a Matilha levou a melhor por 3-2 e representou a região brasileira no MSI 2022.

Confira os principais destaques das equipes abaixo, e as escalações completas no site oficial do LoL Esports:

Flamengo Los Grandes

Flamengo
Imagem: Riot Games

O Flamengo, agora em parceria com a Los Grandes no CBLOL, mudou bastante a estratégia de elenco para a Segunda Etapa. Apenas Boal saiu da equipe, que se reforçou com dois jogadores para o elenco titular. Para o lugar de Boal tivemos a adição de Tay, ex-LOUD, para a rota superior da equipe. Na selva, uma das posições mais importantes do jogo, o sul-coreano Geum go foi contratado. Isso faz com que o FLA tenha jogadores coreanos nas duas rotas responsáveis por coordenar as rotações e o macro na equipe, já que possuem Kuri na função de Suporte desde a reta final da Primeira Etapa.

  • Saídas: Boal (Topo)
  • Entradas: Tay (Topo) e Geum go (Caçador)

FURIA

FURIA LOL
Imagem: Riot Games

Apesar de não conseguirem o tão sonhado título após a montagem de um elenco recheado de estrelas, os Panteras mantiveram a confiança em seu elenco composto por fNb, Ranger, Envy, Netuno e RedBert, comandados por Maestro. A equipe, que foi eliminada na chave superior pela paiN Gaming e na inferior pela futura campeã RED Canids, ainda é vista como uma das principais concorrentes ao título, e não tiveram descanso após a Primeira Etapa: o elenco partiu para a Coreia do Sul em bootcamp que durou pouco mais de um mês, aproveitando que todas as melhores equipes do mundo estariam no país asiático para a disputa do MSI 2022.

  • Saídas: Nenhuma
  • Entradas: Nenhuma

INTZ

Em franca queda de rendimento desde a entrada para o Sistema de Franquias do CBLOL em 2021, a INTZ terminou a Primeira Etapa 2022 na última posição, e as mudanças foram imediatas. O Suporte australiano Decoy deixou a equipe pouco tempo depois do campeonato, e para o seu lugar uma figura importantíssima na história da organização e que estava nos bastidores há algum tempo, Jockster. A equipe ainda tirou NOsFerus e Hidan do CBLOL Academy para reforçar seu elenco na busca por resultados melhores.

  • Saídas: Decoy (Suporte)
  • Entradas: Hidan (Topo), NOsFerus (Meio) e Jockster (Suporte)

KaBuM eSports

Os Ninjas surpreenderam o cenário ao dominar o CBLOL durante a fase de grupos, partindo para os playoffs como líder do campeonato. No entanto, a queda de rendimento na fase final foi preocupante. Bateram a RED Canids por 3-0 na primira série, mas em duas sequências apáticas caíram para paiN Gaming (3-0) e RED Canids (3-1), deixando a Primeira Etapa com um gosto amargo na boca dos jogadores e torcida. Sem querer mexer muito em um elenco que já mostrou potencial, a KaBuM fez apenas uma alteração simples na posição de Atirador, trocando Disave por DudsTheBoy, que foi campeão com a organização na Primeira Etapa do CBLOL 2020.

  • Saídas: Disave (Atirador)
  • Entradas: DudsTheBoy (Atirador)

Liberty

Liberty LOL
Imagem: Bruno Alvares/Riot Games

A Liberty já se provou uma organização que preza pelo trabalho a longo prazo, e não é conhecida por fazer grandes alterações em seus elencos, principalmente entre Splits. De 2020 para cá, as únicas alterações foram nas posições de Topo e Caçador, feitas apenas no final de 2021. A Liberty fez a futura campeã RED Canids batalhar pela vida em uma série que terminou 3-2 para a Matilha na chave inferior dos Playoffs, o que mostra o potencial do atual elenco da organização. Por isso, a única adição foi a promoção de Cavalo para o elenco principal, o que dá mais uma opção para a comissão técnica utilizar na posição de Suporte, que contava apenas com Wos.

  • Saídas: Nenhuma
  • Entradas: Cavalo (Suporte)

LOUD

Não há maneira de suavizar: a Primeira Etapa 2022 da LOUD foi desastrosa. Antes do campeonato começar era quase consenso que a LOUD estaria no mínimo nas semifinais após contratar Robo e Tinowns, estrelas da paiN Gaming em 2021, mas o elenco acabou não encaixando, e a imensa torcida que apoia também cobra, resultando em mudanças. Tay e DudsTheBoy foram dispensados, deixando Ceos como o único integrante restante do primeiro elenco da LOUD no LoL. A LOUD provavelmente foi a "vencedora" da janela de transferências, tirando o Caçador sul-coreano Croc da Netshoes Miners, um dos principais jogadores da posição no país atualmente. Para a rota inferior, a promoção de Brance e Vahvel do Academy também foi concretizada.

  • Saídas: Tay (Topo) e DudsTheBoy (Atirador)
  • Entradas: Croc (Caçador), Brance (Atirador) e Vahvel (Suporte)

Miners

Apesar de não ser comentada como outras organizações, a Miners nunca saiu fora da zona de classificação para os Playoffs durante a Primeira Etapa 2022. Com destaques para os dois Atiradores novos e talentosos em Drop e Celo, e a dupla coreana com Croc e DoRun, a equipe só deixou a desejar na primeira e única série nos playoffs, caindo por 3-0 para a Liberty. Apesar de perder o líder de MVPs da fase regular, Croc, para a LOUD, a equipe manteve DoRun e trouxe o Suporte Sive para a organização no lugar de Hwak, além de subir Hugato do Academy para a posição de Caçador.

  • Saídas: Croc (Caçador) e Hawk (Suporte)
  • Entradas: Hugato (Caçador) e Sive (Suporte)

paiN Gaming

paiN Gaming Torcida
Imagem: Bruno Alvares/Riot Games

Foi uma Primeira Etapa muito boa da paiN, realmente só faltou detalhes para levar o título que acabou nas mãos da RED Canids em uma final apertadíssima por 3-2 para a Matilha. No começo da Primeira Etapa já parecia uma boa equipe, que só evoluiu cada vez mais na reta final ao finalmente encaixarem seus planos de jogo e entrosamento. Até pela campanha, era improvável qualquer mudança na equipe, que permanece a mesma na busca pelo tetracampeonato do CBLOL.

  • Saídas: Nenhuma
  • Entradas: Nenhuma

RED Canids Kalunga

RED Canids LOL
Imagem: Bruno Alvares/Riot Games

A Matilha virou a primeira organização na história do CBLOL ao vencer a Segunda Etapa de um ano e a Primeira Etapa do ano seguinte de maneira seguida, o que só prova que a manutenção, mais uma vez, do talentoso elenco criado em casa foi a melhor decisão possível. Com uma atuação razoável no MSI 2022, o elenco se encontra em um momento crucial para seguir dominando o CBLOL e voltar pela terceira vez consecutiva a um evento internacional. Não houveram saídas na equipe, mas a chegada de Boal para a rota superior pode se mostrar uma excelente opção caso a equipe queira mudar as estratégias de picks no Topo em algumas partidas, criando uma maior diversidade estratégica.

  • Saídas: Nenhuma
  • Entradas: Boal (Topo)

Rensga Esports

Rensga LOL
Imagem: Riot Games

Apesar de mostrar alguns bons momentos durante a Primeira Etapa, a Rensga ficou muito longe de ser a força que chegou à final do CBLOL na Segunda Etapa 2021. As voltas de Ayel e Minerva não encaixaram, bem como a dupla coreana Hades e Guard na rota inferior. Por isso, a Rensga mudou bastante o curso de seu planejamento para a Segunda Etapa, mantendo a segunda dupla coreana do ano, Trap (Topo) e Mocha (Suporte) e reforçando outras posições, além de ser a única equipe do CBLOL a trocar o seu técnico, trazendo o turco Nova para liderar o time.

  • Saídas: Ayel (Topo), Hades (Atirador) e Guard (Suporte)
  • Entradas: Trap (Topo), Erasus (Caçador), Evrot (Meio), Vitin (Atirador), Mocha (Suporte) e Nova (Técnico)