O competitivo de Counter-Strike: Global Offensive não está completamente parado por conta do coronavírus: ESL Pro League e Flashpoint seguem realizando partidas, porém em formato online.

Ainda assim, a saudade de um torneio em LAN já está batendo forte no coração dos fãs de CS:GO. Por isso, o The Enemy relembra dez partidas icônicas desse eSport para que você possa se emocionar mais uma vez.

SK Gaming x Virtus pro - Epicenter 2017

Talvez a maior saudade do fã brasileiro de CS:GO seja do tempo em que Gabriel “FalleN” Toledo e cia. estavam no auge do cenário mundial. Em 2017, a SK Gaming protagonizou uma inesquecível partida contra a Virtus.pro, elenco polonês que também brigava entre os grandes à época.

Foram cinco mapas intensos e decididos em uma prorrogação dupla na saudosa Cobblestone.

Luminosity x Team Liquid - MLG Columbus 2016

O primeiro Major brasileiro não veio com facilidade: a Luminosity estava com toda a pressão do mundo em suas costas ao ver a Team Liquid assumir uma liderança de 15 a 9 no primeiro mapa da semifinal.

Contra todas as probabilidades, Marcelo “coldzera” David acertou tiros milagrosos com a AWP em jogada que embalou a virada dos brasileiros e ficou eternizada por um grafite na Mirage.

SK Gaming x Team Liquid - ESL One Cologne 2016

Marcando na história a potência do cenário brasileiro, a SK Gaming venceu seu segundo Major consecutivo frente a Team Liquid. Dali pra frente, o mundo passaria a reconhecer uma dinastia que se encerrou somente em 2017.

Immortals x BIG - PGL Cracóvia 2017

A Immortals passou muito perto de trazer o terceiro título de Major para o Brasil. O time chegou na final do PGL de Cracóvia contra a Gambit e venceu o primeiro mapa, mas sucumbiu frente a Dauren "AdreN" Kystaubayev.

Uma das partidas mais memoráveis desse torneio aconteceu nas quartas de final contra a BIG, quando Vito “kNg” Giuseppe proferiu uma provocação que até hoje ressoa na mente dos fãs brasileiros.

Ninjas in Pyjamas x Fnatic - ESL One Katowice 2015

Por mais que a Fnatic tenha voltado a brilhar recentemente, o auge sueco no CS:GO aconteceu entre os anos de 2014 e 2015, com Ninjas in Pyjamas e Fnatic dominando o cenário mundial.

A final do Major de Katowice em 2015 foi o cenário para o duelo entre esses dois gigantes, que teve Christopher “GeT_RiGhT” Alesund e Robin "flusha" Rönnquist lutando pela vitória até o terceiro mapa.

Cloud9 x FaZe Clan - Eleague Boston 2018

Por mais que a Team Liquid tenha dominado a competição no início de 2019, o único título de Major que a América do Norte detém foi conquistado pela Cloud9. Atuações de gala de Jake “Stewie2K” Yip, Tyler “Skadoodle” Latham e o MVP Tarik “tarik” Celik garantiram o troféu frente a FaZe Clan de Niko “NiKo” Kovac.

Decidida apenas no terceiro mapa, a final teve seu ápice de intensidade quando Stewie2K conseguiu três eliminações para forçar a prorrogação, marcando uma reação que começou quando a FaZe liderava por 15 a 11.

Astralis x mousesports - ESL Pro League Season 10 Finals

No cenário atual de CS:GO, um dos times que se destaca pela plasticidade de suas jogadas é a mousesports. Liderado pelo experiente Finn “karrigan” Andersen, os europeus contam com a habilidade de Özgür "woxic" Eker e Robin "ropz" Kool para vencer seus adversários.

A maior conquista da equipe até o momento foi na décima temporada da ESL Pro League, quando levantaram o troféu após vencer a Fnatic por três mapas a zero. A partida mais memorável desse torneio, entretanto, foi contra a toda poderosa Astralis, que é uma pedra no sapato de qualquer time que aspira a grandes títulos.

MIBR x FURIA - ESL Pro League Season 10 Americas

Ainda que a partida não valesse muito em questão de torneios, MIBR e FURIA fizeram uma excelente série em seu primeiro confronto.

Com ótimas atuações de ambos os lados, a partida foi praticamente decidida por um belíssimo clutch de Vinícius “VINI” Figueiredo.

FURIA x Astralis - ECS Finals Season 7

O jogo que colocou a FURIA de vez entre os times mais relevantes do mundo foi justamente contra a Astralis, que há muito já era considerada como a melhor line-up da história.

Os brasileiros só pararam na grande final ao encontrar a Vitality de Mathieu “ZywOo” Herbaut, que os venceu por dois mapas a zero.

paiN Gaming x RED Canids - Brasileirão 2019

Liderada por Vinícios “PKL” Coelho, a equipe da paiN Gaming dominou o Brasil em 2019, vencendo todos os maiores títulos do circuito nacional e posteriormente mudando todo seu elenco para o Canadá.

A última grande partida dessa equipe em solo brasileiro foi contra a RED Canids de Lincoln “fnx” Lau, quando conquistaram o título do Brasileirão e a tríplice coroa do Clutch Circuit.